Canal Futura lança programa sobre robótica, inovação e educação

Será que os robôs podem ajudar no ensino e na aprendizagem? A reposta é sim. E é exatamente isso que será mostrado na série Turma da Robótica, nova série do Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Com 13 episódios, a série estreia dia 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30.

canal-futura-turma-da-robotica-1

Turma da Robótica revela que a atividade de construir robôs pode auxiliar a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Tecnologia. Com 13 episódios, a série estreia no Canal Futura no dia 14 de novembro, às 20h30. Através das situações vividas junto a 39 equipes de robótica de várias partes do Brasil, Turma da Robótica mostra que o estudo de Ciências fora da sala de aula é fundamental para se aprender. O estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe com aparatos tecnológicos de ponta é uma abordagem capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem, além de despertar o interesse por profissões no campo das ciências exatas.

A cada episódio, o telespectador acompanhará o trabalho das equipes de alunos com os robôs, além de conhecer um pouco mais sobre a montagem de máquinas e de como as teorias das disciplinas exatas podem ser aplicadas. No primeiro programa, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo são o cenário para a aprendizagem da robótica. Alunos de três escolas mostram como aprendem de forma mais divertida ao montar sua própria máquina em sala de aula.

“O Futura sempre busca apresentar as últimas tendências em educação e mostrar suas aplicabilidades. A gameficação do ensino é uma delas, que, além de trazer as tecnologias para sala de aula, se utiliza da lógica dos games para ensinar. Com Turma da Robótica pretendemos mostrar que é possível estimular o aprendizado das disciplinas de exatas de forma mais lúdica, gerando identificação de adolescentes e jovens com estas matérias e estimulando a criatividade”, conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura. “Além disso, Turma da Robótica faz parte de um esforço do Futura em trazer conteúdos que possam contribuir com a renovação da escola e suas práticas, assim como a série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, por exemplo”, completa.

canal-futura-turma-da-robotica-2

Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio contam com o programa de robótica. Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu, o uso da robótica em sala de aula é uma estratégia de sucesso. “Foi a partir dessa experiência, que nós decidimos apoiar a criação da série. Hoje o estudante precisa ter um protagonismo maior e a robótica permite exatamente isso. É um modelo de ensino que também auxilia no desenvolvimento de outras competências importantes como trabalho em equipe, liderança e comunicação. São qualidades essenciais para uma boa formação pessoal e profissional”, finaliza.

Todos os episódios estarão disponíveis no site www.futura.org.br após a exibição na tela do Futura.

LANÇAMENTO TURMA DA ROBÓTICA

Estreia: 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30
Exibição: terças-feiras, às 20h30
Reprise: sábados, às 14h30 e segundas-feiras, às 14h

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

Episódio 1

14 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Neste episódio, vamos até Resende, no Rio de Janeiro, ver como a robótica ajuda alunos do curso técnico de mecatrônica em seu aprendizado. De lá, partimos para Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde duas equipes da mesma escola mostram como a robótica desperta o interesse dos alunos. E terminamos em Ourinhos, São Paulo, com uma equipe que desenvolve suas próprias máquinas em sala de aula.

Episódio 2

21 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Neste episódio, vamos até São Caetano do Sul para mostrar uma equipe que se inspira no rock. Depois, partimos para Sergipe, onde uma turminha diz como a humildade e a dedicação são as chaves para o aprendizado. Por fim, na capital federal, uma equipe busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica.

Episódio 3

28 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Em Bauru, interior de São Paulo, uma equipe se inspira na mitologia da Fênix para se renovar e conseguir se destacar nos estudos da robótica. Já em Manaus, a inspiração para superar os limites vem dos gênios Nikola Tesla e Leonardo da Vinci. Por fim, em Goiânia, uma equipe mostra que errar é uma etapa importante do aprendizado e eles buscam de soluções para os problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *