Grupo Chá de Atores apresenta espetáculo Abismo no Viga Espaço Cênico

Na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, o grupo Chá de Atores, formado por Beto Paixão, Breno Furini, Chris Fabricio e Tiago Melo realiza uma apresentação especial gratuita do espetáculo Abismo, que atualmente está em cartaz no Viga Espaço Cênico. A montagem convida o público para uma experiência sensorial muito diferente, vagando por um local em que acaba de acontecer um desmoronamento. Após uma temporada de estreia de sucesso, o grupo retorna ao Viga com nova temporada, para propor uma reflexão sobre os diferentes conflitos enfrentados por cada um de nós, desafiando padrões e questionando: Qual é o seu abismo?

A noite começa com um chá servido pelo elenco, que se aproxima do público de forma amena, já que um grande abismo esta prestes a começar. Os espectadores são levados ao palco, passando por espaços que os remete a túneis obscuros, com a utilização de lanternas, como se estivessem buscando por vítimas de um grande desmoronamento. Em uma apresentação intimista, o grupo de utiliza de um palco em formato 360°, o que dá às pessoas a sensação de estarem, de fato, com os atores dentro deste local soterrado.

O drama psicológico Abismo apresenta a relação entre dois homens, pai e filho, que são obrigados a conviver sem qualquer expectativa, em uma condição inóspita: o soterramento. É neste espaço que eles farão indagações sobre passado, presente, futuro e terão de se deparar com distintos sentimentos como angústia, alegria, frustração, raiva, compaixão, amor. Perpassando erros do passado e movidos pela vontade de sobreviver, os personagens conduzirão o público a se questionar como se comportariam em uma situação como esta. Uma situação que nos coloca em xeque, nos força a uma análise da vida e a lutar pelo recomeço. A obra propõe acima de tudo, uma reflexão sobre como cada um de nós se depara com os grandes conflitos de nossa existência.

Com o espaço totalmente estruturado no formato de um território onde acaba de acontecer um grande desmoronamento, o público é levado a imergir em uma experiência sensorial intensa, que aguçará os sentidos, dando a ideia de estar vivendo junto com os atores uma grande situação conflituosa. A proposta é unir os espectadores e o palco, reduzindo o espaço como um todo, aproximando as pessoas das sensações que estes personagens passarão durante a trama.

“Abismo convida o espectador a experimentar não só as sensações vividas pelos personagens, mas também a se deparar com suas próprias questões, provocando em cada um que se permite viver essa experiência, o encontro impactante com seu próprio abismo” – explica Beto Paixão, que assina o seu segundo trabalho de dramaturgia com esta obra e faz sua estreia como diretor.

Além da utilização de um palco restrito, limitado, para instigar e caracterizar a situação, a iluminação basicamente criada por luz negra, remete o público a um visual de penumbra, onde só será possível enxergar as cenas, quando o olhar se acostumar e compreender essa necessidade. Com o efeito da luz sobre os cenários e figurinos brancos, personagens e plateia se encontrarão no mesmo período-tempo, no qual começarão juntos a buscar por sobrevivência.

O Chá de Atores é um coletivo criado em 2014, que tem parte de seus integrantes com formação no Teatro Escola Macunaíma. É um grupo relativamente novo, que vem ganhando espaço na cena teatral de São Paulo, apresentando um trabalho intenso, potente e muito surpreendente. Como objetivo, os próprios integrantes brincam ao fazer referência ao líquido do chá, quando dizem que o ideal é “beber um pouco da ilusão, para engolir a realidade das dificuldades vividas diariamente”.

Vale a pena aproveitar a oportunidade de assistir o espetáculo Abismo de graça, na próxima sexta-feira, e conhecer o trabalho deste coletivo que empenha-se em aproximar, de fato, o público de sua criação artística. O chá está pronto para ser servido! Não perca esta oportunidade!

A temporada do espetáculo Abismo no Viga Espaço Cênico vai de 07 de outubro a 16 de dezembro, com apresentações às sextas-feiras, às 21h00. Na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, o grupo realiza uma apresentação gratuita, aberta ao público. Para mais informações, acesse a fanpage: www.facebook.com/chadeatores

SERVIÇO
ESPETÁCULO ABISMO
Apresentação especial gratuita: 11 de novembro – sexta-feira – Horário 21h00
Temporada: 07 de outubro a 16 de dezembro – sexta-feira – Horários: 21h00
Onde: Viga Espaço Cênico
Endereço: Rua Capote Valente, 1323
Informações: 95905-1618 ou (11) 3801-1843
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Duração: 1h10min
Valor dos Ingressos durante a temporada: R$30 (inteira) R$15 (meia)
Capacidade: 33 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *