Brasil de Todas as Telas investe R$ 70 milhões em parceria com estados e prefeituras para produção audiovisual

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE anunciou nesta segunda, 31 de outubro, a abertura das inscrições para a Chamada Pública ANCINE/FSA nº 01/2016 – Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, que funciona na modalidade de fluxo contínuo, para parceria com Governos de Estados e Prefeituras de Capital. Com o edital, o Programa Brasil de Todas as Telas se propõe a financiar, de forma complementar, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), projetos audiovisuais independentes selecionados em editais promovidos por órgãos e entidades da administração pública estadual, do Distrito Federal e das capitais das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ancine-Logo 2015-2016

Esta é a terceira edição da Linha, que traz uma importante novidade este ano. Projetos de capacitação passam a ser objetos financiáveis. Pelas novas regras, os proponentes podem inscrever propostas de capacitação, como cursos técnicos e profissionalizantes, destinados aos profissionais da região, a serem financiados pelos órgãos ou entidades locais e contabilizados para o cálculo da complementação pelo FSA. As ações de capacitação deverão ser realizadas, preferencialmente, pelo SEBRAE, por instituições da Rede Federal de Educa ção Profissional, Cientifica e Tecnológica, pelas unidades de ensino de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como SENAI, SENAC, SENAR E SENAT, entre outras instituições públicas de ensino.

“Com a expansão do mercado audiovisual abre-se um conjunto de oportunidades também no mercado de trabalho. E foi sob essa perspectiva, que decidimos ampliar esta Linha para abarcar também projetos de capacitação profissional. Esse era um desejo também dos agentes do mercado e dos nossos parceiros nos governos estaduais e prefeituras das capitais. O fomento à atividade audiovisual passa pelo incremento da economia local e pela geração de empregos qualificados, diretos e indiretos”, explica o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel. 

Já os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) serão mantidos especificamente na produção ou distribuição de filmes e séries de televisão.  Por meio destes editais conjuntos, a ANCINE e os governos locais estimulam a nacionalização da produção audiovisual, viabilizando que obras audiovisuais sejam realizadas em todo o país.

Cuiabá-Edital Programa Brasil de Todas as Telas

Segue valendo também a regra da proporcionalidade da complementação de recursos oferecida pelo FSA. O aporte do Fundo será até duas vezes os valores aportados pelos órgãos e entidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e até uma vez e meia os valores aportados pelos órgãos e entidades da Região Sul e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Para as ações previstas nesta Chamada Públicas serão comprometidos recursos financeiros do FSA até o limite de R$ 70 milhões. 

A continuidade da Linha de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais visa estimular a estruturação de políticas públicas locais de apoio ao setor audiovisual, em que se somam as parcerias com órgãos e instituições do Rio de Janeiro e de São Paulo, além das parcerias realizadas através das Chamadas Públicas ANCINE/FSA. Na totalidade dessa Linha, foram firmadas até o momento parcerias em 27 Unidades Federativas, com mais de 40 órgãos e entidades locais, que lançaram 52 editais, resultando em cerca de 338 projetos audiovisuais selecionados, de diferentes tipologias, g&e circ;neros e formatos.

Como participar: 

Os órgãos e entidades interessados em contar com os recursos complementares oferecidos pelo Programa deverão enviar as propostas de complementação incluindo os seguintes documentos: (1). Ofício de Intenção – Anexo I; (2). Formulário de Apresentação – Anexo II; (3). Formulário de dados regionais – Anexo III (não obrigatório); (4). Proposta de Minuta de Edital; (5). Minuta do contrato de investimento que deverá estar anexa ao Edital; e (6). Diagnóstico local, no caso da proposta incluir ações de capacitação técnica profissional.< o:p>

As propostas devem ser enviadas para o Escritório Central da ANCINE, por serviço de encomenda expressa com aviso de recebimento (AR), ou entregues por portador, em envelope lacrado, seguindo as orientações dispostas no Edital. 

Consulte a Chamada Pública ANCINE/FSA nº 01/2016 – Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *