Cadeiras Vazias – Projeto idealizado por Dani Turcheto cataloga sambas através dos sentimentos

Idealizado e dirigido por Dani Turcheto, o projeto “Cadeiras Vazias” comemora e enaltece o samba no ano de seu centenário. A iniciativa reúne depoimentos de pessoas sempre em torno de algum sentimento e inspiradas pelo ritmo. O sambista sempre foi fã do documentarista Eduardo Coutinho e dessa junção nasceu a ideia de catalogar os sambas de uma maneira diferente, por sentimento.

Três sambistas sentam-se em volta de uma mesa e deixam uma cadeira vazia, livre para qualquer pessoa que se sinta à vontade interagir, seja cantando, tocando ou apenas falando.

As intervenções duram cerca de 2 horas e acontecem em diferentes bairros de São Paulo, sempre em locais públicos de grande circulação e tudo é gravado por uma equipe de filmagem e captação de áudio.

A ideia principal é que os mais variados tipos de pessoas participem, e não é necessário saber cantar ou tocar bem para isso, sendo a Cadeira Vazia um microfone e espaço aberto ao inesperado.

Cada uma das intervenções tem como tema central um sentimento, que orienta a pesquisa musical dos sambistas para apresentar 15 sambas sobre o assunto.

Com isso, cada edição é uma ode à emoção escolhida, catalogando sambas de uma maneira inédita, através dos sentimentos, dando-se voz à população. Ao todo, serão 15 intervenções e 15 filmes com 10 minutos de duração cada.

No site do projeto já existem oito vídeos lançados, cada um com um tema, já foram: Saudade, Alegria, Perdão, Liberdade, Ingratidão, Solidão, Esperança e Paz. Os vídeos estão sendo lançados quinzenalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *