Inspirada nos Beatles, “Experiencia Yellow’, de Karen Acioly

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 outubro, 2016 12:05

No meio de uma crise existencial típica da adolescência, Paulo está trancado no seu quarto quando recebe uma visita inesperada da banda que mais ama no mundo: os Beatles. Este é o ponto de partida de ‘Experiência Yellow’, peça dirigida por Karen Acioly, com texto de Karen Acioly e de  Ciro Acioli. O espetáculo marca a primeira parceria entre Karen e seu filho, que além de ter escrito a peça interpreta o beatlemaníaco Paulo, protagonista da história. O musical começou a ser montado em 2014, durante o FIL, com uma residência artística e, depois de dois anos de pesquisas, imersão e muitos ensaios, estreia dia 15 de outubro, no Oi Futuro Ipanema.

Sem saber o que fazer com sua paixão por Nina, Paulo se isola em seu quarto, refúgio que chama de “Submarino Amarelo”. Dúvidas, angústias e desejos se multiplicam no seu veloz raciocínio e, como sempre, ele toca em seu violão uma versão que compôs para “The Walrus”. Poético e rebelde, ele não imaginava que estava prestes a viver a maior aventura de sua vida. Três componentes da banda – Ringo Star, George Harrison e John Lennon – invadem seu mundinho, convidam o garoto para fazer um teste para entrar no grupo e o encorajam a correr atrás de seus sonhos e a descobrir quem ele é e seu lugar no mundo. Então o quarteto embarca em seu “Yellow Submarine” imaginário, rumo a uma viagem inesquecível pelo Rio São Francisco, onde vão viver uma experiência transformadora; a “Experiência Yellow”.

Com figurino assinado pelo coletivo Oestudio, o espetáculo é deliciosamente recheado por versões em português de algumas das mais emblemáticas canções dos Beatles, como a própria “Yellow Submarine”: “Vai por mim, vai ser belo o meu destino/ Pintei de amarelo o meu submarino”, fazendo referência ao refrão original. A música se sobrepõe ao teatro através do uso de dispositivos digitais inovadores: videocriações permitirão ao público embarcar na fantástica experiência de Paulo.

A ideia do espetáculo surgiu há dez anos, quando Karen escreveu as primeiras linhas da história. Com parte da ideia no papel, anos depois, ela convidou atores e músicos para uma primeira etapa de pesquisa, durante a programação da edição de 2014 do FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagem – do qual é idealizadora. Em 2015, já em parceria com Ciro Acioli, reescreveu o segundo e o terceiro tratamentos, além da versão em prosa, que deve ser lançada em um livro.

Experiência Yellow é um mergulho da busca da identidade de um jovem. Todo adolescente atravessa complexos ritos de passagem, com profundos conflitos existenciais ao se deparar com o injusto e incompreensível mundo dos adultos. É muito importante que possamos, através da dramaturgia, da música, da experiência teatral, do uso das novas linguagens artísticas, hoje em dia tão misturadas, chegar perto desse jovem e do adolescente de hoje – por vezes distantes do teatro – com temas instigantes e dispositivos digitais que o ajudem a enfrentar suas descobertas para as novas etapas da vida no mundo de hoje”, diz Karen Acioly.

SERVIÇO
Experiência Yellow
Temporada: 15 de outubro a 18 de dezembro de 2016
Não haverá apresentações no final de semana 05 e 06 de novembro
Datas: Sábados e domingos
Horários: 16h
Local: Oi Futuro Ipanema | Teatro (3º andar)
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3131 9333
Duração: 60 minutos
Capacidade: 95 lugares
Funcionamento da bilheteria: de terça a sexta e feriados, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h
Para ingressos de shows e espetáculos sem sair de casa, consulte on-line o site ingresso.com ou pelo telefone 4003-2330.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Classificação: recomendado para crianças acima de 7 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 outubro, 2016 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Brincando com Fogo

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos