Grupo Z de Teatro apresenta “Insone” no Teatro Municipal Angel Vianna

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 outubro, 2016 13:06

De que forma aproveitamos o tempo de descanso com corpos que, muitas vezes, mantêm o ritmo frenético mesmo quando chega a hora de parar? Essa é uma das indagações que norteiam “Insone”, espetáculo que o Grupo Z de Teatro, de Vitória (ES), apresentará nos dias 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), no Teatro Municipal Angel ViannaCentro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, com patrocínio de O Boticário na Dança.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2010, “Insone” já foi apresentado em todo o país. A montagem tem como cenário um enorme colchão branco, rodeado pela plateia, por onde transitam quatro personagens angustiados pela rotina cansativa de suas vidas. Sonhos, pesadelos, insônia e estados de vigília são retratados, em uma narrativa não linear, mostrando o conflito entre a necessidade física do descanso e as exigências de um mundo cada vez mais veloz.

Embora seja apresentado aparentemente sem um fio condutor, “Insone” utiliza a linguagem da dança-teatro para traçar um episódio social e comportamental do ser humano.  No palco, o ritmo dos corpos, a iluminação e a sonoplastia dão a dimensão da velocidade do dia-a-dia.

“‘Insone’ nasceu da insônia de quem o fez, mas fala da insônia de todos nós, até mesmo da de quem dorme”, comenta Carla Dan der Berg, diretora e fundadora do Grupo Z de Teatro ao lado de Fernando Marques. “É um espetáculo que se apropria das emoções pessoais, da batalha travada entre o corpo e a insônia, do efeito da vida moderna na nossa vida. Toca em muitos pontos que incomodam e literalmente tiram o nosso sono”, completa.

Sob uma ótica caótica, “Insone” constrói o pano de fundo para a reflexão sobre os dogmas da sociedade de consumo e sobre qual é o papel do homem perante essa realidade, e o que fazemos para que esta situação, estilo de vida, não nos consuma por completo.

SERVIÇO
“Insone”
Espetáculo de dança do Grupo Z de Teatro
Apresentações: 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), às 20h
Teatro Municipal Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço:
Rua José Higino 115, Tijuca. Tel.: (21) 3238 0601 / 3238 0357
Entrada franca – distribuição de senhas a partir das 19h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 45 min

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 outubro, 2016 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!