Mozarteum Brasileiro seleciona bolsistas para formar Orquestra Jovem

Uma oportunidade rara de participar de uma orquestra profissional surgiu para jovens músicos: 69 bolsistas serão selecionados para formar a Orquestra Jovem do Mozarteum. Ao lado de 15 músicos profissionais, o grupo irá participar dos concertos do Festival Música em Trancoso, no Teatro L’Occitane, de 18 a 25 de março de 2017, na Bahia, entre outras atividades. Esta é mais uma iniciativa da associação Mozarteum Brasileiro.

Serão selecionados músicos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos. A orquestra terá a regência de Carlos Moreno, um grande mestre na área, atual maestro da Orquestra Jovem de Repertório – OER, e direção artística de Sabine Lovatelli. A iniciativa é mais uma ação socioeducativa do Projeto Mozarteum, que tem entre seus objetivos incentivar a carreira musical de jovens talentos brasileiros.

“Existe um grande encantamento em torno do festival Música em Trancoso, que está em sua 6ª edição e já é um evento altamente reconhecido, tanto no Brasil quanto no exterior. Está em nosso DNA investir em jovens músicos e revelar talentos brasileiros; e acreditamos que já era o momento de desenvolver e lançar uma orquestra jovem que pudesse absorver o pensar e o sentir da incrível energia que o festival proporciona, além da interação com todos os participantes”, afirma Sabine Lovatelli, fundadora e presidente do Mozarteum Brasileiro e da Associação Música em Trancoso.

Os bolsistas terão 17 dias de ensaios, de 18 de fevereiro a 25 de março, incluindo o período das apresentações no Festival. Subirão ao palco em várias oportunidades, entre elas, um concerto no Clube Hebraica, em São Paulo, no dia 4 de março. Em Trancoso, farão três programas distintos, sob a regência de Carlos Moreno e Benoit Fromanger,  maestro titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste (Romênia), e do maestro Larry Baird, que acompanha o músico Al Jarreau e já regeu mais de 250 orquestras pelo mundo. Também participarão de masterclasses de seus respectivos instrumentos com importantes nomes do cenário da música clássica nacional e internacional.

“Será um oportunidade única para o jovem músico vivenciar o cotidiano de uma orquestra e descobrir como elas funcionam. E, o mais importante, ao lado de grandes artistas profissionais”, completa Lovatelli.

Os 69 selecionados receberão mil reais, poderão participar de masterclasses e terão as despesas de viagens cobertas pela bolsa: passagens aéreas São Paulo / Trancoso / São Paulo, transporte terrestre, seguro viagem, hospedagem e alimentação em Trancoso. Os interessados nas audições de seleção devem ser maiores de 18 anos completos até o dia 31 de janeiro de 2017 e devem se inscrever unicamente pelo site www.mozarteum.org.br, onde também terão acesso ao regulamento completo e às coordenadas de inscrição. O resultado da seleção será divulgado em 16 de novembro.

SERVIÇO
Audição para Orquestra Jovem Mozarteum
Inscrição: de 1º a 31 de outubro – unicamente pelo site www.mozarteum.org.br
Instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos.
Idade: a partir de 18 anos, completos até 31 de janeiro de 2017

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *