“Mitopédia” apresenta histórias mitológicas que deram origem a expressões do dia a dia

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 3 outubro, 2016 16:53

De onde veio a expressão “bicho de sete cabeças”? E “presente de grego”? A nova série de inter programas do Canal Futura, “Mitopédia” apresenta histórias mitológicas que deram origem a expressões corriqueiras do dia a dia. Com 10 episódios de até 3 minutos, a série de animação utiliza referências atuais e linguagem bem-humorada, sendo acessível a todo o tipo de público. Estreia no dia 5 de outubro, quarta-feira, durante os intervalos da programação do Futura.

canal-futura-mitopedia-1

canal-futura-mitopedia-1

canal-futura-mitopedia-2

“Mitopédia” conta com a consultoria da professora Giselle Mantovani, coautora da série e membro do Conselho de Educadores do Canal Futura – que reúne mais de quatro mil professores com o objetivo de entender as demandas e necessidades dos profissionais de educação. Visto por 2 milhões de educadores em todo o Brasil, o Futura busca oferecer conteúdos de qualidade que possam ser utilizados como material de apoio pedagógico nas escolas. A série “Mitopédia”, por exemplo, pode ser utilizada em aulas de Língua Portuguesa e História.

MITOPÉDIA

Estreia: dia 5 de outubro, quarta-feira

Nos intervalos do Canal Futura

CONFIRA OS EPISÓDIOS:

Esforço titânico

Quem nunca fez um esforço titânico para conseguir algo que queria muito? A expressão vem da história da luta do titã Crono contra o seu filho Zeus. Os dois disputaram por muito tempo o título de Senhor dos Céus. Do lado de Crono, os titãs e do lado de Zeus, os filhos dos titãs. Zeus saiu vitorioso, depois de um esforço titânico para derrotar o pai.

Caixa de Pandora

Quem nunca teve medo de abrir a caixa de Pandora? A primeira a se aventurar foi a própria Pandora, mulher perfeita enviada por Zeus, o Senhor dos Céus, para vingá-lo das artimanhas cometidas por Prometeu. Prometeu sempre defendia os mortais contra os deuses. Acabou pagando caro. Pandora casou com o seu irmão e ganhou uma misteriosa caixa que continha todos os males do mundo.

Toque de Midas

Quem nunca sonhou em ter aquele toque de Midas? Midas foi um rei muito ganancioso, mas não tão sabido. Um dia ele fez um favor aos deuses Sileno e Dionísio e, em troca, pôde realizar um desejo. Pediu para transformar tudo que tocasse em ouro. Ficou rico como ninguém, mas não podia mais comer nem tocar nos filhos ou na mulher. O toque de Midas acabou virando um pesadelo.

Presente de Grego

Quem nunca ganhou um presente de grego? Os primeiros foram os troianos. A cidade deles estava em guerra contra várias cidades gregas. Mas as muralhas de Troia eram intransponíveis. Os gregos mandaram um cavalo de pau gigante de presente para os troianos. Mas eles não esperavam que de dentro desse verdadeiro presente de grego sairia um enorme exército para destruir Troia.

canal-futura-mitopedia-3

canal-futura-mitopedia-1

Calcanhar de Aquiles

Quem não tem um calcanhar de Aquiles, aquele ponto fraco que acaba com qualquer um? Aquiles era filho da divindade Tétis com o mortal Peleu. Tétis queria de todo jeito que o filho fosse imortal como ela. Banhou Aquiles no rio subterrâneo do inferno para que ele se tornasse invencível. Mas segurou o menino pelos calcanhares, que ficaram secos e foram pra sempre seu ponto fraco.

Pomo da discórdia

Quem nunca teve uma briga por causa do pomo da discórdia? Éris, a deusa da discórdia, foi a responsável por uma briga terrível no casamento de Tétis com Peleu. Ela não foi convidada pra festa, então resolveu mandar um pomo de ouro em uma caixa de presente com os dizeres: “para a mais bela”. Todas as mulheres queriam ganhar o título de mais bela e o pomo de ouro se tornou o pomo da discórdia.

Bicho de sete cabeças

Quem nunca ficou aterrorizado com uma tarefa e depois percebeu que não era nenhum bicho de sete cabeças? Hércules teve que enfrentar uma hidra de sete cabeças. Foi um dos 12 trabalhos que ele precisou realizar para compensar um crime horrível que cometeu sem querer. O bicho de sete cabeças só morreu depois de um trabalho hercúleo!

Belo como um deus grego

Quem nunca se encantou por um cara belo como um deus grego? O único mortal que alcançou realmente esse status foi Adonis. Ele era tão bonito, que conquistou o coração de Afrodite, deusa do amor e da beleza. Ela e Perséfone, rainha dos infernos, disputaram ferrenhamente a atenção de Adonis, que passava metade do no Olimpo e a outra metade no Inferno.

Narcisista

Quem não tem um amigo ou uma amiga narcisista? Narciso era um jovem muito bonito e sedutor. Um oráculo disse que ele teria uma vida de plena felicidade, contanto que nunca se olhasse no espelho. Um dia, a deusa Nêmesis armou um plano para que ele passasse por um rio de águas tão límpidas, que era como um espelho. Narciso se encantou com a própria imagem e se afogou tentando consumar o amor consigo mesmo.

Complexo de Édipo

Quem nunca ouviu falar do famoso complexo de Édipo, momento em que a criança se “apaixona” pelo pai ou pela mãe? Édipo era filho dos reis Laio e Jocasta. Um oráculo previu que ele teria um destino trágico e mataria o próprio pai e casaria com a mãe. Laio tentou se livrar do filho, que foi adotado por outro rei. Mas uma série de mal-entendidos fez com que Édipo cumprisse a profecia trágica, matasse Laio e casasse com Jocasta, sem saber que eles eram seus pais verdadeiros.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 3 outubro, 2016 16:53


Escreva um comentário

3 Comentários

  1. Eduardo março 1, 13:16

    Sensacional. …parabéns pelo post

    Responder a esse comentário
  2. Fátima junho 15, 09:45

    Gostaria de assistir ao episódio narcisista, mas não estou conseguindo.

    Responder a esse comentário
  3. Jaciara novembro 2, 06:35

    Muito bom… Adorei…
    A ideia…
    Parabéns…

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!