Cinemateca Brasileira apresenta sua primeira Mostra de Cinema Grego

A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e o Greek Film Centre, apresenta sua primeira Mostra de Cinema Grego. A mostra exibirá dez filmes dirigidos por importantes realizadores gregos, a maior parte deles inéditos em SP. Os filmes fazem parte do acervo da cinemateca de Atenas e datam das décadas de 1920, 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 e dos anos 2000 em diante.


Na abertura da mostra haverá a exibição de Mythopathy, do premiado cineasta Tassos Boulmetis, conhecido no Brasil pelo longa Tempero da Vida que recebeu diversos prêmios em festivais europeus. O diretor virá ao Brasil e apresentará seu filme na abertura da mostra.

Domingo, 09 de outubro, tem programação especial. A partir das 15h, serão apresentadas danças típicas, com dançarinos que fazem parte de grupos de danças folclóricas gregas da Coletividade Helênica de São Paulo. No espaço aberto da Cinemateca os visitantes poderão também saborear comidas, doces e bebidas gregas. Neste dia haverá a exibição do clássico The Ogre of Athens, de Nikos Koundouros, ao ar livre.

A mostra se encerra com a sessão de um clássico silencioso, Astero, de Dimitris Gaziadis, com acompanhamento musical ao vivo do pianista brasileiro Fabio Luz.  Confira a programação abaixo:

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA (clique aqui!)

QUINTA 06/10
SALA BNDES

20h00 MYTHOPATHY | APRESENTAÇÃO DE TASSOS BOULMETIS

SEXTA 07/10
SALA BNDES

19h00 FROM THE EDGE OF CITY
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

SÁBADO 08/10
SALA BNDES

17h00 SWEET GANG
19h30 TO THE WOLF
21h30 FACE TO FACE

DOMINGO 09/10
ÁREA EXTERNA

15h00 DIA ESPECIAL DA CULTURA GREGA

20h30 THE OGRE OF ATHENS
SALA BNDES

16h00 ATHINAI | ACROPOLIS
18h00 PARVAS

QUINTA 13/10
SALA BNDES

19h00 ATHINAI | ACROPOLIS
21h00 FACE TO FACE

SEXTA 14/10
SALA BNDES

18h00 SWEET GANG
20h30 PAVRAS

SÁBADO 15/10
SALA BNDES

17h00 FROM THE EDGE OF CITY
19h00 THE OGRE OF ATHENS
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

DOMINGO 16/10
SALA BNDES

18h00 TO THE WOLF
20h00 ASTERO | ACOMPANHAMENTO MUSICAL DE FABIO LUZ

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Acropolis,de Eva Stefani
Grécia, 2001, 35mm, cor, 50’ | Projeção Digital

Este filme investiga o significado da Acrópole, símbolo grego nacional, no processo de criação de uma identidade nacional e da memória coletiva. Comparando a “rocha sagrada” ao corpo feminino, o filme comenta a exploração contínua do monumento através da história enquanto explora sua relação com a história da pornografia.

Classificação indicativa: 16 anos

Astero, de Dimitris Gaziadis
Grécia, 1929, 35mm, pb, 62’ | exibição em DCP
Com: Aliki Theodorides, Aimilios Veakis, Costas Mossouris, Dmitris Tsakiris

Em uma vila no Peloponeso, na encosta do Monte Chelmos, o próspero criador de ovelhas Mitros vive com sua esposa Asimina, seu filho Thymios e sua filha adotiva Astero. Os filhos se amam, mas Mitros promete a mão de Astero a Stamos, outro rico criador de ovelhas. Quando uma série de infortúnios se sucede sobre eles, Mitros, ao ver seu filho abatido, lhe diz que toda sua fortuna pertence à Astero e o persuade a se casar com ela. A trama é uma adaptação da famosa história “Ramona”.

Classificação indicativa: Livre

Athinai,de Eva Stefani
Grécia, 1995, 35mm, cor, 37’ | Projeção Digital

Este filme registra a vida na estação de trem Larissis, no centro de Atenas, durante a primavera de 1995. A lente da câmera foca nos “residentes permanentes” da estação: Antonia, Florais e Barba Yorgos.

Classificação indicativa: 14 anos

Face to faceFace a face (Prosopo me prosopo), de Roviros Manthoulis
Grécia, 1966, 35mm, pb, 84’
Com: Costas Messaris, Eleni Stavropoulou, Theano Ioannidou, Labros Kotsiris

Um jovem professor de inglês assume uma vaga de tutor para a filha de uma família abastada, a quem ele tutora com o intuito de que ela se case com um empresário inglês. Uma série de casos amorosos e conflitos se sucedem enquanto ele descobre que a atmosfera da família de novos-ricos é insuportável.

O que surge é um retrato poderoso e caleidoscópico da vida ateniense nos meados da década de 60 – suas idiossincrasias, estratificação social e relação com o mundo exterior – como uma representação simbólica de toda a Grécia.

Classificação indicativa: 16 anos

Edge of the city – Limite da cidade (Apo tin akri tis polis), de Constantine Giannaris,
Grécia, 1998, cor, 90’ | exibição em Beta Digital
Com: Stathis Papadopoulos, Costas Kotsianids, Panayiotis Hartomatzidis

Sasha, 18 anos, e seus amigos mais jovens, Kotsian e Panagiotis, são imigrantes russo-pônticos do Cazaquistão que vivem em Menidi – na periferia de Atenas – e sonham em conquistar o mundo. Este filme registra suas lutas alucinadas dentro do submundo ateniense, em busca de uma identidade do outro lado da lei e às margens da cidade.

Classificação indicativa: 16 anos

Happy day – Dia feliz, de Pantelis Voulgaris

Grécia, 1976, 35mm, cor, 100’| exibição em Beta Digital
Com: Zorz Sarri, Giorgos Moshidis, Stavros Kalaroglou, Nikos Bousdoukos

Um campo de concentração localizada em uma ilha árida é o inferno para seus prisioneiros exilados. A vida diária dos que vivem ali consiste em interrogatórios, violência física e psicológica, punições arbitrárias e outros tormentos. Um dos prisioneiros, que se recusa a sucumbir, é torturado. Vencedor de Melhor Filme, Melhor Diretor e do Prêmio da Crítica de Filmes Gregos no Thessaloniki International Film Festival, este poderoso e absurdo drama é uma adaptação de um romance de Andreas Frangias.

Classificação indicativa: 14 anos

Jimmy the tiger – Jimmy, o tigre (Tzimis o Tigris), de Pantelis Voulgaris
Grécia, 1966, 35mm, pb, 16’
Com: Spyros Kalogirou, Marilyse Preysler, Nasos Katakouzinos, Mihalis Grigoriou

Esta é a história de um breve caso amoroso – e sua conclusão desagradável – entre um homem fisicamente poderoso, que exibe façanhas de força como um performer de rua, e uma turista.

Classificação indicativa: 14 anos

Mythopathy, de Tassos Boulmetis
Grécia, 2016, cor, 99’ | exibição em DCP

No começo dos anos 70, enquanto a Grécia é comandada por uma junta militar, o pré-adolescente Stavros descobre um estranho auxílio para o despertar de eros: ele subverte o significado dos mitos clássicos, criando estranhos sintomas físicos nos que estão a sua volta. Os pais conservadores de Stavros, perplexos e nervosos, buscam diversos especialistas. Os diagnósticos variam, até que uma vidente acredita que o garoto é vítima de uma doença rara e antiga, que se manifesta quando ele está apaixonado. Após o colapso da junta, conforme Stavros se depara com as armadilhas do amor e da política na universidade, a influência de sua estranha condição se estende do seu entorno até a esfera política.

Classificação indicativa: 16 anos

Parvas (Parvas, agoni grammi), de Gerasimos Rigas
Grécia, 2008, 35mm, cor, 75’

Parvas é a história de uma família. Ela descreve uma série de eventos comuns, de acontecimentos casuais em uma família que reside em Amorgos. Dimitri Yannakos, também conhecido como Parvas, passa o último inverno de sua vida em Chora, uma vila da ilha. Ele divide seu tempo entre seu jardim e o café que ele comanda junto com a mulher e a filha. Amorgos é popular entre os cinéfilos por conta do filme Le Grand Bleu, onde Dimitri Yannakos interpretou um pequeno papel. O filme Parvas mostra a vida na ilha de Amorgos como ela é realmente…

Classificação indicativa: 16 anos

Sweet gang – Doce gangue (Glykia symmoria), de Nikos Nikolaidis
Grécia, 1983, 35mm, cor, 154’ | Projeção Digital
Despina Tomazani, Dora Masklavanou, Takis Moschos, Takis Spiridakis,

Argyris, recentemente solto da prisão, é amigo de Andres, Marina e Sofia. O grupo de amigos mora junto. Quando atingem um impasse emocional, eles começam a buscar uma novidade, algo pelo qual talvez valha a pena morrer. Carregando a bagagem de suas vidas passadas, eles começam a agir caprichosamente: comem em restaurantes luxuoso sem pagar, roubam comida de supermercados, roupas de lojas, dinheiro de cofres e de amigos, atuam em filmes pornôs… Em uma série de acontecimentos, este estilo de vida desregrado implode. Esta “doce gangue” é motivada por cinismo, sarcasmo, mas também por um certo romantismo desenfreado, indo além das convenções da vida onde a morte apenas aguarda. Exibição em cópia restaurada.

Classificação indicativa: 18 anos

The ogre of Athens – O ogro de Atenas (O drakos), de Nikos Koundouros
Grécia, 1956, 35mm, pb, 103’
Com: Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou, Giannis Argyris, Thanasis Vengos

É véspera de Natal. Thomas, um atendente solitário e pacato, repentinamente descobre que se parece muito com o temido “Ogro de Atenas”, um cruel criminoso procurado pela polícia. Ele se assusta inicialmente, mas depois concorda em personificar o “Ogro” e acaba sendo aceito pelos membros de uma gangue do submundo. A gangue, que tem Chontros (o Gordo) como líder, frequenta um cabaré popular e se prepara para o grande assalto: o roubo de uma coluna do Templo de Zeus Olímpico para vender a compradores estrangeiros.

Classificação indicativa: 12 anos

To the wolf – Para o lobo (Sto Lyko), de Aran Hughes e Christina Koutsospyrou
Grécia, 2013, cor, 74’| exibição em DCP
Com: Giorgos Katsaros, Ilias Katsaros, Spiridoula Katsarou, Adam Paxnis

Ao longo de quatro dias sob ventos e chuvas incansáveis, em uma vila remota no alto das montanhas Nafpaktia, no oeste da Grécia, o filme acompanha as vidas de duas famílias de pastores lutando pela sobrevivência. A vila, esquecida por Deus e pelos homens, já viu dias melhores. Paxnis, o austero e velho pastor que não tem mais esperanças, já havia previsto as dificuldades que o país enfrentaria e está lentamente afundando em desespero. Giorgos, incapaz de vender suas cabras, está soterrado em dívidas acumuladas e bebe para esquecer. Combinando documentário e ficção, com um elenco local, “To The Wolf – Para o Lobo” é, ao mesmo tempo, a realidade e uma alegoria perturbadora da Grécia moderna.

Classificação indicativa: 16 anos

SERVIÇO

1ª Mostra de Cinema Grego na Cinemateca Brasileira
Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP
Telefone: 11- 3512-6111

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *