Oficina de arte sustentável tem início no Matão em Sumaré

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 setembro, 2016 17:10

O projeto “Arte ao Natural” chega ao bairro Matão em Sumaré neste mês de setembro levando oficinas gratuitas de artes sustentáveis. As aulas já estão acontecendo no Centro Cultural do Matão com cerca de 100 alunos e se estendem até o início de outubro. A atividade visa qualificar os alunos na transformação de diversos materiais existentes no meio ambiente em objetos comercializáveis.

O objetivo de “Arte ao Natural” é apresentar as inúmeras possibilidades que a arte sustentável pode oferecer, respeitando a cultura, a vida e o meio ambiente do participante, bem como desenvolver alternativas viáveis para produção artística local. “Os alunos serão incentivados a atuarem como agentes de transformação nas comunidades em que estão inseridos, repassando os conhecimentos adquiridos durante o curso”, enfatiza Clara Aidar, artista plástica responsável pelo projeto.

As técnicas trabalhadas nas oficinas serão pintura, tingimento, biojoias, eco brinquedos, tear, entre outros, com o uso de recursos naturais e dando ênfase sobre os padrões gráficos indígenas e africanos, sobre artesanato, com materiais naturais, como urucum, amora, jenipapo, argilas coloridas, café, chá preto, anil, fuligem de carvão, soja orgânica dentre outros grãos e sementes, serragem e sobras de madeiras. Também serão utilizados tecidos e fios (algodão, algodão cru, juta, rami e sisal).

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 29 setembro, 2016 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel