MIS abre seleção para Residências Artísticas e programas Nova Fotografia e Dança no MIS 2017

Anualmente, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  lança as convocatórias de seus programas e Residências Artísticas. A partir do dia 3 de outubro, segunda-feira, estarão abertas as inscrições para cinco projetos em diversas áreas culturais, que visam dar espaço e suporte para novos artistas e pesquisadores durante o ano de 2017: Nova Fotografia, Dança no MIS, Residência LABMIS, Residência Estúdio de Som eResidência NECMIS.

Nova Fotografia 2017

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. Além disso, algumas das exposições seguem em cartaz por outras cidades do Estado, dentro do Programa MIS Itinerante. Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias. Para concorrer, os interessados devem, entre outros requisitos, residir no Estado de São Paulo e ter uma produção artística em fotografia que ainda não tenha sido exposta.

Dança no MIS 2017

O MIS também abre convocatória para artistas da dança interessados em participar do projeto Dança no MIS 2017, com curadoria de Natalia Mallo. Artistas (solo ou grupos de até três pessoas) deverão apresentar propostas de ocupação coreográfica criadas especificamente para o Museu, dentro do conceito site-specific, no qual a obra dialoga com o espaço, buscando se relacionar e ressignificar seus aspectos singulares: arquitetura, topografia, iluminação, matriz cultural, discurso etc. O programa selecionará, ainda, espetáculos concebidos para o palco, para se apresentarem no Auditório do MIS.

Residência LABMIS 2017

O Laboratório de Novas Mídias do MIS, LABMIS, primeiro media lab situado em um museu público brasileiro, abre anualmente sua residência, a qual abrange projetos artísticos nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design de interfaces, comunidades digitais, software colaborativo, visualização de redes, redes sociais, arte interativa, realidade aumentada, arte e ciência, entre outras. Serão selecionados quatro projetos, que serão desenvolvidos em três meses de residência e cujos resultados serão apresentados em exposição na Mostra LABMIS.

Residência Estúdio de som 2017

O programa busca a realização de gravações de músicas originais brasileiras (popular ou erudita), abrangendo compositores e/ou intérpretes sem acesso consolidado aos canais de produção existentes e que tenham consistência, originalidade e potência criativa em seus trabalhos. O MIS selecionará seis projetos musicais, que serão contemplados com 30 horas de estúdio para gravação das quatro faixas e dez horas para mixagem das quatro músicas. Além disso, haverá um espetáculo de lançamento das músicas, em data e local a serem determinados.

Residência NECMIS 2017

Já a residência Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS (NECMIS) é destinada à pesquisa na área de humanidades, aplicada a produtos de mídias audiovisuais em qualquer formato, mídia, duração ou suporte. O objetivo é estimular a pesquisa de um tema e a produção de um produto de audiovisual para o mercado artístico. Por humanidades, o NECMIS entende filosofia, teologia, história, geografia, ciências sociais, psicologia, letras, artes plásticas e comunicação. O Museu acolherá quatro projetos para a residência de candidatos que estejam, obrigatoriamente, matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado nas áreas acima citadas. O NECMIS é coordenado pelo filósofo e colunista da Folha de S.Paulo, Luiz Felipe Pondé.

SERVIÇO
Convocatórias MIS 2017
Data: de 3 de outubro a 13 de novembro
Inscrições: www.mis-sp.org.br
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *