Fotógrafo Alexandre Furcolin Filho lança livro “Carne” em Campinas

O fotógrafo e artista visual campineiro Alexandre Furcolin Filho estará no Atelie CASA para o lançamento de seu livro de fotografias “Carne”. A obra contém imagens que exploram o limite do corpo e do mundo numa noção ampliada de razão, sensação e realidade. A conversa aberta ao público entre o artista e curadoria sobre o processo criativo do livro acontece no dia 30 de setembro a partir das 18h30 e tem entrada gratuita.

O trabalho é inspirado pelo conceito de “Carne do Mundo” do filósofo francês M.Merleau-Ponty. O conceito representa uma via de comunicação sensorial entre nosso corpo e as coisas do mundo: “A carne não é matéria, não é espirito (…) mas meio caminho entre o indivíduo espaço-temporal e a consciência, pertence aos órgãos perceptivos e ao mundo, quiasma do visível com o invisível”.

Seguindo esta via sensorial de mão dupla, Alexandre Furcolin Filho propõe para o livro uma narrativa visual que sugestiona esse entrecruzamento sensível homem/mundo através da linguagem fotográfica. “O que fiz foi cruzar fotografias de meu universo afetivo e emocional com paisagens e elementos naturais, pensando a imagem como símbolo, forma e ritmo, afim de tencionar possíveis encadeamentos narrativos e sensíveis pertinentes ao livro como suporte”, explica Furcolin Filho.

Para apoiar a conversa, serão apresentadas diversas maquetes do livro em versões anteriores para analisar o processo de desenvolvimento de “Carne”, além de quadros e outros trabalhos de Alexandre derivados do projeto. Serão apresentados também um minidocumentário produzido pela curadoria do projeto e um vídeo do processo de impressão do livro.

O livro “Carne” foi realizado com apoio do edital ProAC e conta com a curadoria do Coletivo Ágata. O livro Carne estará à venda por 60 reais, assim como outros livros e trabalhos do artista.

SERVIÇO
Lançamento de livro de fotografias “Carne”
Datas: 30 de setembro
Horários: a partir das 18h30
Local: Atelie CASA
Endereço: Rua Helena Steimberg, 296, Campinas – SP
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *