Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé premiado no Festival de San Sebastian

O filme ERA O HOTEL CAMBRIDGE, da diretora brasileira Eliane Caffé acaba de ser premiado no 64º Festival de San Sebastian. O filme levou o Prêmio Spanish Cooperation, dado a filmes ibero-americanos das mostras oficiais, novos diretores e horizontes latinos.

No festival que aconteceu de 16 a 24 de setembro, O filme concorreu na Mostra Horizontes Latinos, uma das maios importantes janelas do cinema falado em português e espanhol. E estreia no Brasil durante o Festival de Cinema do Rio em outubro.

era-o-hotel-cambridge-festival-de-san-sebastian

ERA O HOTEL CAMBRIDGE narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

A preparação do projeto levou dois anos e foi gerido por um coletivo que permitiu transformar todo o edifício (que é zona de conflito real) no set criativo da filmagem. Esse coletivo foi composto por quatro frentes principais: equipe de produção do filme; lideranças da FLM (Frente de Luta pela Moradia); grupo dos refugiados e núcleo de estudantes de arquitetura da Escola da Cidade. Por meio oficinas dentro da ocupação surgiu a matéria prima para o aprimoramento do roteiro e da direção de arte. A ousadia do experimento garantiu autenticidade e força dramática ao o filme.

ERA O HOTEL CAMBRIDGE recebeu o Prêmio da Indústria – Cine en Construcción no 63º Festival de San Sebastián em 2015, e o Hubert Buls Fund 2015 – do Festival de Rotterdam e será lançado comercialmente em janeiro de 2017 com distribuição da Vitrine Filmes.

Esse filme conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

era-o-hotel-cambridge-3

era-o-hotel-cambridge-4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *