Obra-prima de Alain Resnais, HIROSHIMA MEU AMOR, será exibido na Mostra CINECLUBE FRANCÓFONO

Na sessão deste mês da mostra permanente Cineclube Francófono, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, em parceria com o Instituto Francês e a Cinemateca Francesa, será exibido o clássico Hiroshima Meu Amor, de Alain Resnais (FRA-JAP, 1959). Após a exibição, o professor e pesquisador Sânzio Canfora comenta o filme.

hiroshima-meu-amor3

hiroshima-meu-amor4

A obra tem como fio condutor o relacionamento entre uma atriz francesa casada que, durante as gravações de um filme no Japão, vive um romance com um arquiteto japonês, também casado. Os momentos juntos a fazem relembrar uma antiga paixão por um soldado alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, e reacendem as sensações de um amor quase impossível.

Assim como Jean-Luc Godard e François Truffaut, Resnais é um dos mais importantes diretores franceses de todos os tempos. As marcas de tempo e memória impressas no filme estão presentes em sua obra. O cineasta produziu também documentários de grande importância para a história do cinema, como Noite e nevoeiro (1955), sobre os campos de extermínio nazistas.

As sessões da Mostra Permanente Cineclube Francófono acontecem sempre no último sábado do mês, às 14h, e contempla a produção cinematográfica dos países que falam a língua francesa. A programação inclui uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a filmografia desses países, com destaque para os grandes clássicos.

SERVIÇO

Evento: Hiroshima Meu Amor – Mostra Cineclube Francófono

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 14h
Classificação: 12 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *