Caleidos comemora duas décadas de atividades em dança e educação

No ano em que comemora duas décadas de atividades, o Caleidos Cia. de Dança, que desde 2011 ocupa uma sede própria na Lapa, zona oeste de São Paulo, realiza o projeto “Lapa, eu vou a pé”, contemplado pela 18ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

O projeto, que iniciou em 2015, tem a duração de dois anos e realiza diversas atividades ligadas à dança e à cultura, cujo objetivo é estabelecer um diálogo do Caleidos Cia. de Dança com o bairro da Lapa, onde está inserido, e bairros do entorno.

Criada em 1996 por Isabel Marques na Faculdade de Educação da UNICAMP, o Caleidos, desde sua fundação, se estabelece na interface entre a arte e a educação. A Cia. de Dança desenvolve e abriga atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte promovendo interface com a educação por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações).

Como parte de comemoração destes 20 anos dedicados à arte e à educação, o projeto “Lapa, eu vou a pé” pretende estreitar os laços e se fazer mais presente no bairro da Lapa e no entorno, realizando atividades em aparelhos culturais da região e, ao mesmo tempo, trazendo para sua sede o público local, que muitas vezes desconhece as atividades artísticas e culturais que lá são realizadas.

“Pessoas de bairros distantes e até de outras cidades frequentam a nossa sede para assistir as apresentações, cursos e encontros, mas os nossos vizinhos mal nos conhecem; e mesmo nós, chegamos, trabalhamos e saímos, mal conhecemos de fato o lugar onde estamos inseridos. Esse projeto foi proposto para modificar essa situação”, justifica Nigel Anderson, produtor e bailarino da Cia.

Dizem que a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar a pé pelas suas calçadas. E é exatamente isso que o Caleidos Cia de Dança pretende fazer pelas ruas da Lapa. “Nossa intenção é fazer uma espécie de turismo no bairro; não um turismo qualquer, mas um turismo que estabeleça relações e redes de ação cultural pela região da Lapa”, explica a diretora da Cia Isabel Marques.

O projeto “Lapa, eu vou a pé” tem programada uma série de ações públicas que visam construir uma teia de relações cidadãs para a aproximação do público local e o conhecimento mútuo dos diversos produtores de cultura da Lapa (núcleos artísticos, cias. de teatro, escolas, bibliotecas etc.) fortalecendo, por meio da arte, as redes de pertencimento ao espaço urbano, ao bairro e à cidade como um todo.

Como parte do projeto e para celebrar as duas décadas de atividades da Cia., está sendo realizada a “Mostra Caleidos 20 anos” com uma série de apresentações gratuitas de cinco espetáculos do Caleidos até o final do ano, dos quais, três serão remontagens de espetáculos que compõem a história da companhia e dois serão espetáculos inéditos. No total, serão 30 apresentações gratuitas, com público estimado de 1.500 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *