Curta! estreia ‘Lecuona’, episódio inédito da série sobre o Grupo Corpo

Na Terça das Artes, 13, o Canal Curta! exibe “Lecuona”, episódio inédito da série “Grupo Corpo – Repertório”. O documentário mostra o espetáculo que abriu exceção à regra de só trabalhar com trilhas especialmente compostas para o grupo. Admirador das canções de Ernesto Lecuona, um dos maiores ícones da música cubana, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras decidiu dar o nome do compositor a este balé que dança amores, volúpia, ciúmes, desilusões amorosas, saudades, desprezo, rancor, indiferença.

canal-curta-lecuona-grupo-corpo-repertorio

Com longa carreira no cinema, tendo assinado a fotografia de filmes como “O Invasor” (Beto Brant), “O Outro Lado da Rua” (Marcos Bernstein), “Cidade Baixa” (Sérgio Machado), “Cão Sem Dono” (Beto Brant e Renato Ciasca) e “Estômago” (Marcos Jorge), Toca Seabra é o destaque da série “Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros”, nesta Quarta de Cinema, dia 14. Em depoimento para o episódio, o fotógrafo revela que já recusou participar de mais de 30 projetos e dispara: “Eu prefiro fazer comercial do que fazer filme ruim. Eu adoraria viver exclusivamente de longa-metragem. Mas é difícil ter dois projetos incríveis para fazer todo ano”. Seabra destaca “Dia da Caça” (Alberto Graça) como o filme que o firmou na carreira e relembra o prazer de trabalhar com Paulo José, Luís Miranda e Irandhir Santos em “Quincas Berro D’Água” (Sérgio Machado).

O “A Vida É Curta!” da semana apresenta duas obras biográficas de peso. A estreia da semana fica por conta de “Glauces, Estudo de um Rosto”. O diretor Joel Pizzini Filho lança mão de trechos de diferentes filmes para homenagear uma das maiores atrizes do cinema brasileiro: Glauce Rocha. O curta traz imagens que não foram utilizadas em “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e um poema de autoria de Pizzini e Sérgio Medeiros, com narração de Paulo Autran. Na sequência, o documentário de Rogério Sganzerla, “A Linguagem de Orson Welles”, mostra imagens sobre a passagem do cineasta norte-americano pelo Brasil, além de depoimentos sobre ele que foi também roteirista, produtor e ator.

Na Quinta do Pensamento, dia 15, a série “Impressões do Mundo” apresenta Samanta Schweblin, escritora argentina da nova geração, conhecida por seus contos fantasiosos. Vencedora do “Prêmio Casa De Las Américas”, em 2008, e eleita como uma das 22 melhores escritoras de língua espanhola da nova geração em 2010 pela revista britânica Granta, a autora revela neste episódio que jamais pensou que seria escritora. Suas obras já ganharam traduções para várias línguas, entre elas, inglês, francês, sueco, holandês e português e trazem uma narrativa com elementos perturbadores que, segundo ela, são o ingrediente que a motivam a escrever cada vez mais.

SEGUNDA DA MÚSICA

A Alma Roqueira de Noel (Documentário)

O roqueiro Paulo Miklos mergulha no universo do samba e cria um show em homenagem ao centenário de Noel Rosa. O documentário mostra os bastidores do show, a visita à Velha Guarda da Vila Isabel; a parceria com o Quinteto em Branco e Preto e com importantes sambistas como Osvaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza, além de participações do rapper e apresentador Rappin’ Hood e da compositora Malu Magalhães.

Diretor: Alex Miranda
Duração: 70 min.
Exibição: 12 de setembro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 13 de setembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 14 de setembro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 17 de setembro, sábado, às 10h30.

TERÇA DAS ARTES

Lecuona (Documentário)

Em 2004, o Grupo Corpo rende-se à genialidade do maior ícone da música cubana e decide abrir uma exceção à regra, estabelecida em 1992, de só trabalhar com trilhas especialmente compostas para colocar em cena o balé que leva o seu nome: “Lecuona”- Num tempo sem tempo, os casais se sucedem decantando paixões, segundo roteiros que vêm tanto do romantismo quanto do realismo sem máscara de cada um de nós. O figurino, com rosas no cabelo, salto alto, vestidos, calças sociais e sapatos de verniz, somado ao cenário de espelhos do final, remete a um grande salão de bailes à moda antiga; mas o que é antigo aqui vira a imagem teatral do que há de mais permanente na vida amorosa e erótica. Lecuona é uma dança da paixão: tortuosa, difícil, divertida, alegre, impossível e que, afinal, se resolve arrebatadoramente em “sim”.

Diretora: Janaína de Moreira do Patrocínio
Duração: 52 min
Exibição: 13 de setembro, terça-feira, às 23h5.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 14 de setembro, quarta-feira, às 3h05 e às 17h05;
Dia 15 de setembro, quinta-feira, às 11h05;
Dia 17 de setembro, sábado, às 12h.

QUARTA DE CINEMA

Nesta semana, o “A Vida é Curta”apresenta duas biografias, com a estreia de “Glauces, Estudo de um Rosto”

O Curta! exibe dois grandes filmes biográficos, com trabalhos de montagem extraordinários. Primeiro a estreia de “Glauces, Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini. O documentário é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha, uma das maiores atrizes do cinema brasileiro. Em seguida, “A Linguagem de Orson Welles” traz cenas de arquivo de Welles durante sua passagem pelo Brasil, em 1942, para filmar “It´s All True”. Além disso, a obra reúne depoimentos sobre o cineasta.

Exibição: 14 de setembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 17 de setembro, sábado, às 14h
Dia 18 de setembro, domingo, às 1h

Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro – Toca Seabra (Série)

Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. No episódio de hoje, a elegância de Toca Seabra.

Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche
Duração: 26 min
Estreia: 14 de setembro, quarta-feira, às 21h50
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 15 de setembro, terça-feira, às 1h50 e às 15h50;
Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 9h50;
Dia 17 de setembro, sábado, às 21h30.

QUINTA DO PENSAMENTO
Impressões do Mundo – Samanta Schweblin (Série)

Samanta é uma das mais representativas da nova geração de escritores argentinos. Ela conta que sempre escreveu, mas jamais pensou que se tornaria escritora e viveria do seu ofício. Ganhadora do “Prêmio Casa De las Américas” em 2008, seus contos ganharam o mundo e hoje a escritora tem livros publicados em vários países, inclusive no Brasil. Reconhecida pela crítica como a mais talentosa de sua geração, é considerada a herdeira de Borges, Cortazar e Bioy Casares. Uma viagem por seus contos fantásticos em meio as suas opiniões sobre a nova literatura latino-americana.

Diretor:  Ronaldo Duque
Duração: 21 min
Exibição: 15 de setembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 16 de setembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 17 de setembro, sabado, às 21h;
Dia 18 de setembro, domingo, às 9h;

SEXTA DA SOCIEDADE
500 almas (Documentário)

Documentário sobre a perda de identidade baseado na cultura dos índios Guatós. Filmado na ilha Insua, Pantanal, e em outras localidades. Com mais de 50 prêmios, é um dos documentários mais premiados do Brasil.

Diretor:  Joel Pizzini
Duração: 108 min
Exibição: 16 de setembro, sexta-feira, às 22h10.
Classificação: 10 anos.

Horários alternativos:
Dia 17 de setembro, sábado, às 2h10 e às 8h30
Dia 18 de setembro, domingo, às 19h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *