TV Cultura exibe concerto da Sinfônica de Piracicaba

A próxima edição do programa Clássicos, da TV Cultura, exibe o concerto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), considerado o conjunto de música clássica com maior tempo em atuação no país. A apresentação vai ao ar neste sábado (3), às 21h30.

TV Cultura-Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP)-1

TV Cultura-Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP)-2

O concerto traz uma dupla de piracicabanos. Na batuta está o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, criador da Orquestra Experimental de Repertório e que atuou por 34 anos no Theatro Municipal de São Paulo. O solista é Rosnei Tuon, violinista radicado na Suíça, concertino na Orquestra de la Suisse Romande, em Genebra.

O repertório traz o Concerto para Violino e Orquestra nº 3, em Si Menor, de Camille Saint-Saëns, e a Sinfonia nº 2, de Alexander Borodin. “São obras substanciosas, em que a Orquestra de Piracicaba demonstra o seu amadurecimento”, diz Jamil Maluf.

Na opinião do maestro, que reestruturou o grupo no ano passado, ocasião em que a OSP celebrou os 115 anos, a “nova” Sinfônica de Piracicaba se destaca pela evolução e qualidade. “É um trabalho que está repercutindo de forma positiva em todo o país”, lembra Maluf.

O concerto foi gravado em 17 de julho e abriu a programação do 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, patrimônio histórico da cidade localizado às margens do rio Piracicaba.

Além de depoimentos de Jamil Maluf e Rosnei Tuon, a reportagem da TV Cultura entrevistou André Micheletti, violoncelista piracicabano que integra a OSP, é professor na USP Ribeirão Preto e assina a direção artística e pedagógica do Festival Internacional de Música Erudita.

Exibido semanalmente, o programa Clássicos traz grandes concertos ou produções documentais sobre algum aspecto da música. Conhecedor ou não da linguagem musical, o telespectador entra em contato com as mais importantes orquestras do mundo, sempre dirigidas por maestros famosos e com solistas renomados.

A Rádio Cultura FM também exibiu o mesmo programa em sua programação, às 14h de sábado, 21 de agosto, no Tarde Cultura Especial.

A Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba teve início em março e segue até dezembro, com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e patrocínio das empresas Caterpillar Brasil e Raízen, via Lei Nacional de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. São apoiadores culturais: Bom Peixe, Empem, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Cultura Artística, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

SERVIÇO – Programa Clássicos, da TV Cultura. Sábado, 3 de setembro, às 21h30, com Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Jamil Maluf e solo de Rosnei Tuon ao violino. Gravação realizada no Teatro do Engenho, em Piracicaba, no dia 17 de julho.

TV Cultura-Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *