Nova temporada da série de curtas-metragens “Revelando os Brasis” estreia no Futura

A partir do dia 2 de setembro (sexta-feira), às 21h30, o Canal Futura estreia a nova temporada do “Revelando os Brasis”, série que traz 20 curtas-metragens escritos, produzidos e dirigidos por moradores de municípios brasileiros de até 20 mil habitantes. Nove professores, quatro jornalistas, dois produtores culturais, um ferroviário aposentado, uma estudante, uma pedreira, um sociólogo e uma vendedora foram selecionados por meio de um concurso, que recebeu mais de 900 inscrições. Naturais de 15 estados brasileiros – Espírito Santo, São Paulo e Paraíba, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte – os vencedores participaram de oficinas para narrar suas histórias através da linguagem cinematográfica, transformando-as em documentários ou ficções.

Canal-Futura-Revelando-os-Brasis

Em cada episódio, com duração de 30 minutos cada, a apresentadora Lísia Palombini entrevista os idealizadores das obras. Antes da exibição dos curtas, os cineastas de primeira viagem falam sobre os bastidores das gravações, o processo de produção, o imaginário de quem mora nas comunidades, entre outros assuntos. Além de valorizar o brasileiro e histórias que compõem a diversidade cultural do país, o programa tem por objetivos veicular para todo o território nacional uma produção audiovisual inteiramente produzida por moradores de pequenas cidades brasileiras e apresentar o universo cultural, os anseios e as percepções destas comunidades sobre suas realidades.

O primeiro curta, “A Mãe dos Vaga-lumes”, dirigido pela professora de artes Alcinéia Marcucci, é inspirado em fatos reais e mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária. Com brincadeiras simples, causos e lendas, a história se move para o universo dos sonhos, buscando encontrar significados para os mistérios da vida.

O programa Revelando os Brasis é uma parceria entre o Canal Futura e o Instituto Marlin Azul, que desenvolve o projeto de mesmo nome com o patrocínio da Petrobras.

REVELANDO OS BRASIS

Estreia: 2 de setembro, sexta-feira, 21h30
Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre

PROJETO REVELANDO OS BRASIS

Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e a formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto promove processos de iniciação audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar as suas próprias histórias por meio de filmes que retratem o seu universo simbólico.

O Revelando os Brasis é desenvolvido nas etapas de formação, produção e difusão. Na primeira fase é realizado o Concurso Nacional de Histórias direcionado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. A quinta edição bateu o recorde de inscrições: foram recebidas 951 histórias de todos os cantos da país. Dos 5.568 municípios brasileiros; 3.924 têm até 20 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (2010). Setenta por cento das cidades do país são contempladas pelo projeto.

A Oficina de Formação Audiovisual, no Rio de Janeiro, é a segunda etapa. Nela, os 20 autores das histórias selecionadas, aprendem, com a orientação de profissionais renomados do cinema, todas as etapas de realização de um filme, incluindo roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, finalização, comunicação e mobilização comunitária.

Na terceira fase, os autores retornam às suas cidades para a filmagem, com recursos e o acompanhamento técnico do projeto. Por meio de um processo de mobilização, familiares, vizinhos, amigos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.

A quarta etapa é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas cidades selecionadas e nas capitais dos estados envolvidos. A maratona de exibição da quinta edição começou no dia 22 de outubro e prosseguiu até 03 de dezembro do ano passado, totalizando 34 sessões e reunindo, ao todo, 12 mil espectadores.

Para completar o processo de difusão, todas as obras, reunidas em um box de DVDs contendo ainda o making of do projeto, são distribuídas para cinematecas, escolas públicas, universidades, pontos de culturas, cineclubes e órgãos públicos ligados à educação e à cultura de todo o Brasil.

Os filmes são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há doze anos, foram realizadas 180 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *