Fotógrafo Lito Mendes da Rocha e escritor Mia Couto estão nas estreias da semana do Curta!

Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros”, série de Betse de Paula e Jacques Cheuiche, apresenta episódio inédito nesta Quarta de Cinema, dia 31 de agosto no Canal Curta!, sobre Lito Mendes da Rocha. Depois de começar como assistente de câmera, o diretor de fotografia deslanchou na carreira ganhando prêmios de Melhor Fotografia de Curta-Metragem no XXVII Festival de Brasília (em 1989 e em 1991); no IX Cine Ceará (em 1999); além da indicação ao 73º Oscar na categoria Live Action Short Film (em 1999). Assinou a fotografia de produções recentes como “Trinta”, de Paulo Machline, e “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia. A série é uma produção original do Curta! realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Canal Curta!-Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros

Ainda na quarta, o programa “A Vida é Curta!” apresenta como tema um olhar diferente sobre a infância. Vai ao ar pela primeira vez no canal o curta experimental “Vertières I II III”. Na produção, a cineasta Louise Botkay mostra sua visita ao Haiti, país onde morou quando criança. Em seguida, será exibido o premiado “Muro”, de Tião. Rodada no sertão de Pernambuco, a produção venceu o prêmio Regard Neuf, da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2008. Encerra o programa “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho, uma adaptação da fábula infantil russa “Luvas Verdes”. No filme, uma mãe dá à filha uma caixa com discos coloridos e a proíbe de escutar o de cor verde. A filha desobedece e sempre que escuta o disco algo estranho acontece.

Na Quinta do Pensamento, dia 1º de setembro, vai ao ar um novo episódio da série “Impressões do Mundo”. O moçambicano Mia Couto é o destaque da semana. Escritor e biólogo, ele acumula 30 anos na carreira literária, tendo iniciado sua trajetória já aos 14 anos ao publicar poemas em um jornal. Com obras traduzidas para mais de 22 idiomas, militou a favor da independência de Moçambique. Atualmente, se dedica aos estudos na área de impactos ambientais.

SEGUNDA DA MÚSICA

Ícones do Jazz – Art Blakey (Documentário)

Art Blakey protagoniza um concerto excepcional. Gravado em Paris, em 1965, o show apresenta uma das poucas bandas de Blakey não documentadas, a New Jazzmen, com o incomparável Freddie Hubbard no trompete, Jaki Byard no piano, Reggie Workman no baixo, Nathan Davis no sax e, claro, Art Blakey da bateria – um quinteto poderoso! A performance incendiária de Freddie Hubbard em “Blue Moon” e a versão de 24 minutos de sua “Crisis” servem para lembrar que ele foi um dos mais inovadores trompetistas da história do jazz.

Diretor: David Peck, Phillip Galloway e Tom Gulotta
Duração: 50 min.
Exibição: 29 de agosto, segunda-feira, às 21h.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 30 de agosto, terça-feira, às 1h e às 15h;
Dia 31 de agosto, quarta-feira, às 9h;
Dia 4 de setembro, domingo, às 0h.

TERÇA DAS ARTES

Moscou (Documentário)

Em Moscou, Eduardo Coutinho acompanha o Grupo Galpão, dirigido por Enrique Diaz, durante os ensaios da peça “As Três Irmãs”, de Tchekhov, por um período de três semanas. Ao propor a ideia ao Galpão – os atores só saberiam qual o texto no primeiro dia de filmagem – Coutinho deixou claro que o interesse maior era a experiência do processo e não o resultado final. O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisos e ensaios de uma peça que não teve e nem teria estreia. A peça “As Três Irmãs” conta a história de Olga, Macha e Irina que, sem perspectivas com a vida levada na província, sonham em voltar para Moscou. É um drama sobre pessoas comuns, que vivem presas a um passado idealizado e a um futuro improvável, sem a capacidade de viver o presente.

Diretor: Eduardo Coutinho
Duração: 77 min
Exibição: 30 de agosto, terça-feira, às 21h35.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 31 de agosto, quarta-feira, às 1h35 e às 15h35;
Dia 1 de setembro, quinta-feira, às 9h35;
Dia 3 de setembro, sábado, às 22h30.

QUARTA DE CINEMA

O “A Vida é Curta” estreia “Vertières I II III”, de Louise Botkay, além de “Muro”, de Tião, e “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho

A próxima edição da faixa “A Vida é Curta!” aborda a infância a partir de uma linguagem não tradicional. A estreia fica por conta do curta experimental “Vertières I II III”. Na produção, a cineasta Louise Botkay exibe sua visita ao Haiti, país onde morou quando criança. Em seguida, vai ao ar o premiado “Muro”, de Tião. Rodada no sertão de Pernambuco, a produção venceu o prêmio Regard Neuf, da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2008. Encerra o programa “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho, uma adaptação da fábula infantil russa “Luvas Verdes”. No filme, uma mãe dá à filha uma caixa com discos coloridos e a proíbe de escutar o de cor verde. A filha desobedece e sempre que escuta o disco algo estranho acontece.

Exibição: 31 de agosto, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 01 de setembro, quinta-feira, às 0h e às 14h
Dia 02 de setembro, sexta-feira, às 8h
Dia 03 de setembro, sábado, às 14h.

Os Conflitos de Lito Mendes da Rocha (Série)

Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Neste episódio, o entrevistado é o fotógrafo Lito Mendes da Rocha.

Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche
Duração: 26 min
Exibição: 31 de agosto, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 1 de setembro, quinta-feira, às 2h e às 16h
Dia 2 de setembro, sexta-feira, às 10h
Dia 3 de setembro, sábado, às 21h30.

QUINTA DO PENSAMENTO

Impressões do Mundo – Mia Couto (Série)

Moçambicano, Mia Couto é escritor e biólogo. Aos 14 anos já havia publicado poemas em um jornal. Em 1983, publica seu primeiro livro de poesias e hoje comemora mais de 30 anos de carreira literária, com diversas homenagens e publicado em mais de 22 idiomas. Já foi jornalista e atuou ativamente para a independência de Moçambique. Abandonou a carreira jornalística para terminar seu curso de biologia e, hoje, além de ser escritor, segue carreira na área de estudos sobre impacto ambiental.

Diretor: Ronaldo Duque
Duração: 26 min
Exibição: 1º de setembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 2 de setembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 5 de setembro, segunda-feira, às 11h30;

SEXTA DA SOCIEDADE

Nostalgia da Luz (Documentário)

No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, um grupo de mulheres procura os corpos de parentes perseguidos durante o período da ditadura militar de Pinochet.

Diretor: Patricio Guzmán
Duração: 90 min
Exibição: 2 de setembro, sexta-feira, às 22h.
Classificação: Livre.

Horários alternativos:
Dia 3 de setembro, sábado, às 2h15 e às 10h
Dia 4 de setembro, domingo, às 21h15
Dia 5 de setembro, segunda-feira, às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *