Teatro e cinema se encontram na mostra LAURENCE OLIVIER: O UNIVERSO NA PALMA DA MÃO

Parte da obra do célebre ator e diretor britânico Laurence Olivier compõe a nova mostra de cinema promovida pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro. Laurence Olivier: o universo na palma da mão exibe cinco longas-metragens que traçam um breve panorama da trajetória do diretor, revelando sua maestria tanto na atuação quando na direção cinematográfica.

ricardoIII2

o principe encantado5

Estão na mostra os filmes Henrique V (ING, 1944), Hamlet (ING, 1948), Ricardo III (ING, 1955) e O Príncipe Encantado (ING, 1957), dirigidos e protagonizados pelo britânico, e, ainda, duas sessões especiais do filme Rebecca – A mulher inesquecível (EUA, 1940), de Alfred Hitchcock, uma das mais famosas atuações de Olivier no cinema, que está sendo relançado no Brasil comercialmente em cópia restaurada no formato DCP.

O universo na palma da mão – O nome da mostra deriva da memorável fala de Laurence Olivier, segundo o qual “o ator deve ser capaz de criar o universo na palma de sua mão”. “Isso quer dizer que o ator não precisa de nada, além de si mesmo, para representar com maestra, uma história”, explica o Coordenador do Cine Humberto Mauro e curador da mostra Bruno Hilário.

A grandeza de Laurence Olivier para a história do cinema reside na originalidade com a qual experimentou uma potente relação entre as artes teatral e cinematográfica, passando pela literatura. Segundo o curador, o diretor se diferenciou por mostrar sua consciência acerca do ofício do ator e a forma com a qual conseguiu explorar isso para contar grandes histórias. “A ousadia em buscar uma linguagem original, se baseando em um texto já existente, foi o seu grande legado”, conta Bruno.

Literatura, teatro e cinema – Vindo de uma carreira sólida no teatro, Laurence era considerado um especialista na arte da interpretação de personagens de Shakespeare e levou para o cinema sua expertise, como ator e como diretor.

henriqueV1

Laurence Olivier as Hamlet in the 1948 film

Dos quatro filmes dirigidos por Olivier que integram a mostra, três são adaptações de obras shakespearianas: Henrique V, o primeiro filme dirigido por Laurence e também a primeira obra de sucesso baseada em peças de William Shakespeare. Enormemente aclamada pela crítica, a obra abriu precedente para os sucessos que ainda viriam: Hamlet, considerado uma das adaptações mais complexas da dramaturgia original shakespeariana, e Ricardo III. Na mostra a exceção é O Príncipe Encantado, adaptação da peça de teatro “O Príncipe Adormecido”, de Terence Rattingan, em que Laurence atua ao lado de Marylin Monroe.

Essas obras foram essenciais para consolidar a relação entre cinema e dramaturgia, empregando elementos técnicos de atuação na construção das histórias. “Suas narrativas trazem elementos que unem o realismo cinematográfico e a representação teatral”, explica. Os títulos selecionados são exemplos de como as linguagens são complementares. “Olivier evoca o que há de mais potente em cada um desses mundos. Ele busca fontes de inspiração na Literatura, usando o cinema como forma de potencializar o texto, e o faz com perfeição”, completa Bruno Hilário.

SERVIÇO

Laurence Olivier: o universo na palma da mão

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes- Av. Afonso Pena, 1537

Dia: 26 a 30 de agosto  

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *