Orquestra Juvenil Heliópolis e Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli apresentam-se no MASP

Apresentações de dois dos núcleos musicais do Instituto Baccarelli no Auditório MASP Unilever estão programadas para 21 de agosto (domingo): a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH), sob regência do seu maestro titular, Edilson Ventureli, e o Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli, conduzido por Marcos dos Anjos.

O primeiro concerto, às 11h, é da Orquestra Juvenil Heliópolis, que interpretará o Concerto nº 5 Para Piano em Mi Bemol Maior, Op.73 – Imperador, do consagrado mestre alemão Ludwig van Beethoven, composto entre 1809 e 1810, com solos do pianista Rogério Zaghi, além da Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op.68 – Pastoral, composta em 1808, que consagrou definitivamente o mito de Beethoven. O conjunto é composto por 60 instrumentistas, com idades entre 14 e 25 anos. Como característica, a OJH alia a jovialidade de seus músicos com a maturidade e o conhecimento adquirido de seus professores e regente titular.

Último concerto para piano e orquestra escrito por Beethoven, o Concerto nº 5 Para Piano em Mi Bemol Maior, Op.73 – Imperador é dedicado ao patrono e aluno do compositor, o arquiduque Rodolfo, da Áustria e teve estreia em 1811, em Leipzig, pela orquestra Gewandhaus. Embora o piano seja protagonista nesta composição grandiosa e de temática heróica, a obra traz virtuosos diálogos com a orquestra.

Verdadeira obra-prima de Beethoven, a Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op.68 – Pastoral foi escrita em sua fase mais produtiva, na primeira década do século XIX. Em paralelo ao avanço da sua perda auditiva, o compositor consagra-se como gênio criador de uma estética original, marcando definitivamente a história da música. A primeira audição pública desta obra foi em 1808, no teatro An der Wien, e inicialmente causou um estranhamento da plateia. A “Sinfonia Pastoral”não narra uma história específica, e aproxima o compositor da ideologia romântica.

Às 16h, o recém-criado Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli fará sua primeira apresentação na sala do tradicional museu da Avenida Paulista. Para consagrar este momento, o grupo traz para o palco obras de Aaron Copland (Fanfare for the Common ManFanfarra Para o Homem Comum), Richard Strauss (Fanfarra Para a Abertura da Semana de Música de Viena), Giovanni Gabrieli (Canzon Duodecimi Toni, com edição de Robert King), Jean Sibelius (Finlândia, com arranjo de Steven Verhelst), Jim Parker (A Londoner in New YorkUm Londrino em Nova York), Antônio Carlos Gomes (Il Guarany: Abertura, com arranjo de Jean-François Taillard) e Gilberto Gagliardi (Cantos Nordestinos).

Iniciado em 20 de março com a Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência do maestro norte-americano Christopher Russell, o ciclo de concertos do Instituto Baccarelli no MASP prosseguirá até 20 de novembro, com duas apresentações sempre aos domingos e em dois horários: 11h e 16h; e encerra em 18 de dezembro, com uma apresentação do Coral da Gentedo Instituto Baccarelli. Todos os concertos têm cerca de uma hora de duração, sem intervalo. Ainda em 2016, a Orquestra Juvenil Heliópolis voltará ao Auditório MASP Unilever em 16 de outubro, com o maestro Ventureli e solos da violoncelista Julia Wasmund, para brindar o público com obras de Elgare Dvořák.

SERVIÇO
Orquestra Juvenil Heliópolis e Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli
Data:
21 de agosto (domingo), às 11h e às 16h
Local: Auditório MASP Unilever
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo/SP
Ingressos:R$ 10 (inteira)
Vendas: bilheteria do Masp ou pela Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 11/4003.1212). Aceita todos os cartões.
Capacidade: 374 pessoas, com acesso para portadores de necessidades especiais
Classificação etária: livre
Duração: 60 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *