Verve Galeria abre a exposição Auerbach Vieira 20 Years in Colors – A Retrospective

Verve Galeria abre a exposição Auerbach Vieira 20 Years in Colors – A Retrospective apresentando a trajetória da artista plástica Auerbach Vieira. A curadoria é de Ian Duarte Lucas. A mostra é resultado de sua extensa pesquisa no desenvolvimento de séries de trabalhos, nos quais explora o potencial dos mecanismos de comunicação cromáticos, que apesar de abstratos, tornam-se claramente representativos.

A artista, radicada há 10 anos no Canadá, usa a tela como suporte na maioria dos trabalhos e uma ampla gama de materiais para o estudo das cores. Em projetos site-specific, como o trabalho Winter Project One, no qual pintou uma a montanha de neve no Canadá, utiliza pigmento em pó biodegradável e atóxico. Ou ainda uma simples caixa de papelão aberta sobre uma tela, caso da série Naked e suas variações, a Caixa de Pandora. Inspirada pelo estudo cromático e suas conexões e possibilidades, Auerbach Vieira inicia seu trabalho pelo tema, passa para a teoria e depois para a experimentação dos materiais até alcançar os resultados em que consiga retratar com mais precisão a sua pesquisa.

A seleção das cores varia de acordo com a fundamentação teórica do projeto, a exemplo da série Destiny, baseada na superação e transposição de obstáculos de forma bastante autobiográfica. Nesta série, a artista usou o elemento gráfico e spray. Já na série Path , seu trabalho mais atual, aborda a desconstrução da geometria, baseada nos trabalhos do grupo canadense Les Automatistes, especialmente a obra de Rita Letendre. Esta série coincide com os trabalhos que a artista desenvolve hoje no Canadá ligados a projetos urbanísticos. 

“Meus estudos sobre cores e texturas levaram-me a propostas expressivas que enquadram o espaço como meio de representação, enquanto verdadeira plataforma. Por conseguinte, a utilização destas diversas plataformas me conduziram a repensar a experiência do espaço de criação e meu papel enquanto artista”, resume Auerbach.

SERVIÇO
Exposição: Auerbach Vieira 20 Years in Colors – A Retrospective
Artistas: Auerbach Vieira
Curadoria: Ian Duarte Lucas
Coordenação: Allann Seabra
Abertura: 06 de agosto de 2016, sábado, às 16h.
Período: De 07 de agosto a 03 de setembro de 2016
Horário: Segunda a Sábado, das 10h às 20h
Local: Verve Galeria
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *