“Restauro da Casa do Pinhal”, documentário ganha primeira exibição em agosto

As terras onde se situa a Casa do Pinhal pertencem à família Arruda Botelho desde 1785. Em meados do século XIX, nestas terras foi implantada uma importante fazenda de café. Passando de geração em geração, a Casa do Pinhal permaneceu na família.

RESTAURO DA CASA DO PINHAL-1

A necessidade de conservar o edifício levou à decisão de restaurar suas instalações e equipamentos; a complexidade do projeto exigiu a cooperação interdisciplinar de historiadores, arquitetos, museólogos, engenheiros, restauradores, marceneiros, pintores e demais profissionais especializados.

O objetivo foi preservá-la como casa histórica, notável exemplar da arquitetura rural paulista ligada ao ciclo do café.

O documentário RESTAURO DA CASA DO PINHAL é o resultado dos esforços de uma equipe que, durante três anos, registrou cerca de vinte e cinco horas de gravação, cuja edição resulta no presente documentário.

A produção foi coordenada pela historiadora da arte Maria Alice Milliet; os trabalhos de fotografia, iluminação, câmara e edição foram feitos por Fernando Andrade e Tiago Sala; a trilha sonora ficou a cargo de Rodolfo Valente e as locuções têm a voz de Vange Milliet; o roteiro e a direção foram realizados por Dalton Sala, historiador da arte.

Esta pequena equipe, trabalhando de modo coeso e dedicado, através de sucessivas visitas à Casa do Pinhal, debates constantes sobre o andamento do restauro, descobertas de pontos de vista, de relações visuais e suas significações, tratou o tema, tanto técnica quanto historicamente, de uma perspectiva diferenciada.

O resultado é um documentário que, realizado com a intenção de desenvolver uma linguagem visual adequada à documentação da arquitetura brasileira, retém o momento dos trabalhos de restauro e transmite o propósito com que foram realizados. Duração aproximada: 45 minutos.

SERVIÇO

Sábado, 20 de Agosto de 2016 – 10:30
1ª Apresentação do Documentário

Restauro da Casa do Pinhal
Roteiro e Direção de Dalton Sala

Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé
São Paulo/SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *