Programa Brasil de Todas as Telas abre inscrições para renovação de núcleos criativos

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE abriram nesta segunda-feira, 8 de agosto, as inscrições para a Chamada Pública PRODAV 13/2016, que conta com R$ 14 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. Essa nova linha de investimento irá viabilizar a continuidade do trabalho desenvolvido em núcleos criativos estruturados em todo o País a partir de 2014, com o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas.

Ancine-Logo 2015-2016

“Os núcleos criativos, que funcionam em torno da figura do líder, ou seja, um profissional gabaritado para orientar o trabalho de uma equipe de roteiristas, ajudam a qualificar o processo de desenho de roteiros e formatos de obras. E com este processo melhor qualificado, isso significa que os nossos investimentos em produção, distribuição e programação também alcançarão melhores níveis”, observa o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel.

Voltada ao desenvolvimento de carteira de projetos, a linha de investimento, que está com inscrições para sua quarta edição abertas até o dia 15 de setembro, já selecionou 69 propostas de núcleos nas três edições anteriores. A Chamada PRODAV 03/2016 foi lançada no último dia 29 de julho.

Para participar da Chamada Pública PRODAV 13/2016 as empresas que tiveram propostas de núcleos contratadas devem comprovar a conclusão do trabalho no prazo estabelecido nos editais (18 meses) e a viabilização da produção de, no mínimo, dois projetos de sua carteira. Pelo menos 14 propostas serão selecionadas.

“Com esta nova iniciativa, garantimos a renovação dos núcleos criativos que apresentarem melhores resultados e reforçamos a aposta do Programa no estímulo ao trabalho colaborativo de criação, no amadurecimento dos projetos ainda em sua fase de pré-produção e no fortalecimento das empresas independentes. Os núcleos já criados em todo o País resultaram no desenvolvimento de cerca de 345 projetos para cinema, TV e vídeo sob demanda”, afirma Manoel Rangel.

Cuiabá-Edital Programa Brasil de Todas as Telas

Operando em regime de fluxo contínuo, o PRODAV 13/2016 ficará aberto, inicialmente, às empresas que firmaram contrato em 2014. Não há prazo limite para as inscrições. Elas ficam abertas até o fim do valor disponibilizado pelo edital. As empresas proponentes devem preencher e finalizar a inscrição eletrônica no Sistema FSA, anexando a documentação prevista no Anexo I da Chamada Pública.

A análise e avaliação das propostas passarão por quatro fases: Triagem documental, quando será examinada a documentação apresentada para inscrição; a Análise de elegibilidade, que vai averiguar a compatibilidade e adequação formal da proposta; a Avaliação das Propostas, momento em que as propostas serão avaliadas por um analista da ANCINE e um profissional independente e receberão notas de acordo com os critérios de avaliação da chamada; e Decisão de investimento, fase na qual os projetos que obtiverem a nota mínima serão avaliados pelo Comitê de Investimento do FSA.

Clique aqui para ler a íntegra do edital da Chamada Pública PRODAV 13/2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *