No Dia dos Pais, #Cineciência do MIS traz filme O Enigma de Andrômeda seguido por debate

Os fãs de ficção científica não podem perder a edição de agosto do projeto #Cineciência, do MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Desta vez, o filme O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain, EUA, 1971, dir Robert Wise) ganha sessão gratuita seguida por debate com o especialista Francisco Tadeu Dagasperi. O professor de física comentará com o público as questões apresentadas no longa, com mediação de José Luiz Goldfarb – coordenador do projeto #RedeMIS.

MIS-Cineciência-O Enigma de Andrômeda

O filme conta a história de um satélite artificial que cai no Novo México (EUA), carregando um microorganismo que começa a contaminar a população e mata todos na cidade próxima à queda – exceto um bebê e um idoso. A partir daí, uma equipe de cientistas tenta conter a epidemia e encontrar a cura, numa corrida contra o tempo.

O #Cineciência acontece no domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais. A sessão tem início às 16h, no Auditório LABMIS (66 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na bilheteria.

Debatedor: Francisco Tadeu Dagasperi

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP, mestrado e doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou por quase 24 anos no Instituto de Física da USP com instrumentação científica e tecnológica voltadas à tecnologia do vácuo, problemas de transferência de calor e sistemas mecânico-estruturais. Desde 2000 trabalha em tempo integral na Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, sendo Professor de Ensino Superior III-J. Montou e coordena o Laboratório de Tecnologia do Vácuo – LTV. Tem experiência na área de Física voltada à tecnologia, com especialidade em tecnologia do vácuo e fenômenos de transporte. Tem realizado trabalhos tanto acadêmicos como industriais, com apresentação em congressos e publicações em revistas especializadas. Nos últimos anos tem realizado em média 6 trabalhos por ano com a indústria, com os recursos obtidos transferidos ao LTV. Os assuntos de trabalhos são: metrologia em vácuo – pressão, vazão, velocidade de bombeamento, condutância, transporte de gases em baixa pressão, desenvolvimento e implementação de simulador para estudos de sistemas de vácuo de uso geral, ensino em tecnologia do vácuo, análise e modelagem de sistemas de vácuo pela equação de difusão e pelo método de Monte Carlo.

Mediação: José Luiz Goldfarb – coordenador do projeto #Rede MIS

SERVIÇO

#CINECIÊNCIA | Agosto
DATA 14.08, domingo
HORÁRIO 16h

LOCAL Auditório LABMIS (66 lugares)
INGRESSO gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito à lotação da sala)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *