SESC TAUBATÉ apresenta filmes do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

O Sesc Taubaté realiza, no período de 5 de agosto a 9 de setembro, a exposição Campeões de Prata, que vai mostrar por meio das ilustrações de Olavo Costa, as histórias e a trajetória dos medalhistas de prata no esporte. A mostra é gratuita e acontece de terça a sexta das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30. No espaço de exposição também será possível assistir à transmissão da cerimônia de abertura e das competições olímpicas.

teste_ricardo

teste_volei-84

O projeto Campeões de Prata busca valorizar e reconhecer o esforço e o desempenho dos medalhistas brasileiros de prata, olímpicos e paralímpicos, trazendo histórias de sucesso no intuito de refletir sobre a extrema valorização somente daquele que conquista o primeiro lugar, seja no esporte ou em situações do nosso cotidiano.

Dentro da programação do projeto Campeões de Prata estão inclusas atividades com medalhistas de prata como Ricardo Prado, nadador nas olimpíadas de Los Ângeles em 1984 e Willian Carvalho, do voleibol da seleção brasileira na mesma edição da olimpíada. Da geração mais recente do esporte, haverá o jogador de vôlei André Heller, que competiu em Pequim em 2008. Os atletas vêm para participar de mesas redondas e de práticas desportivas. A programação segue com recreações esportivas orientadas de voleibol e basquetebol e exibição de filmes do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, do Governo Federal.

Campeões de Prata é um especial relacionado ao projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que pretende estimular e sensibilizar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física e do esporte, refletindo sobre suas relações com aspectos socioculturais.

A iniciativa busca sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia, aproveitando o clima proporcionado pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país. Outro aspecto importante do Edição 28 é promover a reflexão sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais.
Para tanto, unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo e interior do estado recebem atividades esportivas, além de aulas abertas, clínicas, vivências, apresentações e bate-papos com importantes nomes do esporte nacional.

Elaborado pela equipe técnica do Sesc Taubaté, o projeto tem um objetivo importante para a sociedade. “O Campeões de Prata vem para apresentar o tipo de cultura esportiva que o Sesc desenvolve. Em geral só é enaltecido quem consegue o ouro, o que faz com que as pessoas pensem que é apenas o que importa”, conta Luís Emílio Guimarães Boldrin, técnico de programação esportiva na unidade do Sesc em Taubaté.

“As ações do Edição 28 contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o esporte e para a reflexão desse fenômeno como elemento social, cultural e educativo”, afirma a assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc em São Paulo Alessandra Galvão. “É o momento para diversificarmos as possibilidades de atividades, contribuindo com o acesso à experimentação e com a inclusão do esporte no dia a dia.”

Vale destacar que o Edição 28 é uma ação para a campanha Move Brasil, cuja iniciativa vai no mesmo sentido de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país.

Confira a programação completa do projeto Campeões de Prata do Sesc Taubaté:

Exposição Campeões de Prata
Dia 5/8, sexta, até dia 25/9.
Terça a sexta das 9h às 21h30, sábados e domingos das 9h30 às 17h30.
Grátis.

Exibição de filmes do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
Terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Festival Esportivo: Voleibol
Com os medalhistas de prata Willian (Los Angeles-1984), e André Heller (Pequim-2008). Festival de Voleibol Misto, destinado aos alunos do curso de Voleibol do Programa Sesc de Esportes e equipes convidadas. Os ex-atletas jogarão pelas equipes participantes.
Dia 19, sexta, às 19h.
Grátis.

Recreação Orientada: Basquetebol
Dia 14, domingo, 10h e 14h.
Grátis.

Recreação Orientada: Voleibol
Dia 13, sábado, 10h e 14h.
Grátis.

Competição no Esporte, Competição na Vida: A Busca Pela Perfeição Impossível
Com Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino, professor de Educação Física e psicólogo.
Dia 24, quarta, às 19h.
Grátis.

Mesa Redonda – A Conquista de Uma Medalha Olímpica de Prata: Derrota?
Com Ricardo Prado, medalhista de prata na Natação em Los Angeles-1984, Prof. Ms. Maurício Leonel Galdino e Prof. Evandro Morais Peixoto. Mediação: Roberto Salim, repórter, participou da cobertura das Olimpíadas de Barcelona, Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim e Londres.
Dia 25, quinta, 19h30.
Grátis.

SERVIÇO

Sesc Taubaté

Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.
Informações (12) 3634-4000. www.sescsp.org.br/taubate

Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h45

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *