Cantora Gaby Amarantos é presença no Afinando a Língua! Veja a programação semana do Canal Futura

O Afinando a Língua da próxima terça-feira, 26/7, 23h30 no Canal Futura, contará com a presença da cantora Gaby Amarantos. Através da exuberância visual e da força vocal de Gaby Amarantos, o programa vai passear por temas como hibridismo e antropofagia cultural.
afinando a lingua 08agosto2012 gaby amarantos foto mariana vianna-7446_p

Eliane Brum e Suzana Herculano

Ainda na terça-feira, às 22h, o Um pé de quê? apresenta a “Erva Mate” e os processos pelos quais ela passa até se transformar no mate usado na confecção do chimarrão, costume que os índios conseguiram passar para os europeus e que os Peões e boiadeiros que iam do sul para outras regiões disseminaram para todo o Brasil.

Na quarta-feira, 27/7, a faixa traz o documentário sobre Albert Falco, pioneiro e testemunha-chave das primeiras grandes expedições subaquáticas, no aclamado filme “The Silent Mundial”, uma aventura que começou na década de 1950 com o Comandante Cousteau, a bordo do Calypso. Como capitão do Calypso e braço direito de Cousteau, Falco foi o primeiro homem a experimentar a vida subaquática em uma estação de mergulho.

Na quarta-feira, 27/7, o Fotografia Plural fala sobre “Fotobiografias”, trabalho da jornalista Fabiana Bruno. O vídeo é baseado na história de vida de cinco pessoas anônimas, na faixa dos 80 anos, contadas através de fotografias preservadas. Também na quarta-feira, às 23h, O Outro Escritor, que apresenta o texto “A Última Gota”. Neste episódio – que sugere uma menção ao romance “Lavoura Arcaica” de Raduan Nassar – Marcos Damigo encena a dor de um homem atormentado.

Na quinta-feira, às 23h, no TED – Compartilhando Ideias, mostramos “Uma mulher saudita que se atreveu a dirigir”, palestra da ativista Manal Al Sharif, que nos faz refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual e o poder do ativismo político.  No estúdio, Suzana Herculano-Houzel recebe a jornalista Eliane Brum para debater sobre os desafios que as mulheres brasileiras ainda enfrentam. Às 23h30, o Tempos de Escola apresenta Nando Reis. O cantor paulista relembra os momentos que estudou no colégio Equipe na década de 1980, em São Paulo. Foi nesse período que o núcleo da banda Titãs se formou, sendo Nando o baixista do grupo.

O Mundo.Doc de quinta-feira, 28/7, 21h, apresenta o documentário “Microtopia”. O documentário discute sobre a situação da casa e do espaço, explorando como alguns arquitetos, designers ou estudiosos da temática vêm solucionando problemas contemporâneos relacionados à moradia. 

CONFIRA AS SINOPES: 

BIO.FUTURA

25/07 – Segunda-feira, 23h

Zélia Gattai

O +Brasileiros traz até vocês a história de Zélia Gattai, a paulista mais baiana que o Brasil já conheceu. Ela começou a escrever tarde, mas nem por isso seu trabalho passou despercebido, muito pelo contrário, escreveu belíssimas obras que lhe renderam uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. O eterno amor de Jorge Amado encantou a ele e a todos nós com sua voz doce e sua maneira singular de escrever.

20/07 – Quarta-feira, 21h

Albert Falco

Em um momento de excessos na atividade pesqueira e de crescente preocupação com o futuro dos oceanos, este filme conta a história de Albert Falco, pioneiro e testemunha-chave das primeiras grandes expedições subaquáticas, no aclamado filme “The Silent Mundial”, uma aventura que começou na década de 1950 com o Comandante Cousteau, a bordo do Calypso. Como capitão do Calypso e braço direito de Cousteau, Falco foi o primeiro homem a experimentar a vida subaquática em uma estação de mergulho. Através de seus diários, seus encontros, fotos e filmes pessoais, ele nos conta a história das expedições submarinas, compartilha sua paixão pelo mar e confirma a luta inabalável para preservá-lo. Albert Falco morreu aos 85 anos, apenas alguns meses depois do término deste filme.

A nova temporada do Bio.Futura vai exibir, ao todo, 54 documentários biográficos em dois dias diferentes, de acordo com o tempo de duração. Às segundas-feiras o público vai acompanhar as produções com 30 minutos. Nas noites de quarta-feira, o Futura vai mostrar os filmes com 60 minutos. A apresentação é do escritor João Paulo Cuenca e da cantora e atriz Laura Castro, que contam curiosidades e informações extras sobre cada personalidade retratada. 

Exibição: segunda-feira, 23h

Reprise: quinta-feira, 13h30

Duração: 30 min

Classificação: Livre 

Exibição: quinta-feira, 21h

Reprise: sábado, 20h

Duração: 60 min

Classificação: Livre 

AFINANDO A LÍNGUA – Especial 18 Anos do Futura

26/07 – Gaby Amarantos

Através da exuberância visual e da força vocal de Gaby Amarantos, o programa vai passear por temas como hibridismo e antropofagia cultural. No estúdio Gaby conversa com Tony e canta as músicas: Ela ta no ar, Ex Mai Love, Eira.

Exibição: Terças-feiras, 23h30

Reprises: quartas, 13h30, e sábados, 21h

Duração: 30 minutos

Classificação: livre 

UM PÉ DE QUÊ?

25/07, segunda-feira, 22h

Quaresmeira

A quaresmeira, como diz o nome, anuncia a quaresma. Assim como os santos dentro da igreja, ela se cobre de flores roxas quando acaba o carnaval e fica desse jeito até a semana santa. Neste episódio Regina Casé vai até Tiradentes, onde em frente de toda igreja tem uma Quaresmeira, para nos contar um pouquinho sobre essa árvore.

26/07, terça-feira, 22h

Figueira

Neste episódio, Regina Casé vai à Bahia mostrar a importância que a Figueira tem nas religiões africanas, descobre as características curativas de suas folhas e a forma certa de saudar essa árvore que tem o potencial de crescer em áreas inóspitas.

27/07, quarta-feira, 22h

Umbu

Rio Grande do Sul: terra de Gaúcho e… de Umbu! Este Um Pé de Quê? é todinho voltado para essa árvore de sombra amiga, e de madeira imprestável, que marca a paisagem, a história e a cultura do estado. Afinal, qual o gaúcho que nunca correu pra se esconder no oco do Umbu?

28/07, quinta-feira, 22h

Romã

O que esse fruto cheio de simpatias tem a ver com os 3 reis magos? Este episódio segue a trilha da romã mostrando as simpatias e os simbolismos que envolvem essa fruta desde a mitologia grega até o islamismo, passando pelo candomblé, pelo judaísmo e pelo cristianismo.

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia. 

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h

Reprises: terça a sexta-feira, 13h

Maratona: domingos, 19h às 21h

Duração: 30 min

Classificação: livre 

FOTOGRAFIA PLURAL

27/07 – Fotobiografias

O vídeo é baseado na história de vida de cinco pessoas anônimas, na faixa dos 80 anos, contadas através de fotografias preservadas. O trabalho focaliza pesquisas de mestrado e doutorado realizadas no Instituto de Artes da Unicamp pela jornalista Fabiana Bruno.

Fotografia Plural é uma série de reportagens, produzida pela RTV-Unicamp, composta de seis entrevistas com pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, doutorado, publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação.

O OUTRO ESCRITOR

27/07 – A Última Gota

Neste episódio – que sugere uma menção ao romance “Lavoura Arcaica” de Raduan Nassar – Marcos Damigo encena a dor de um homem atormentado. Ele narra o momento em que “perdeu a alma”, depois de sucumbir à paixão pela própria irmã.

A série “O Outro Escritor” traz leituras cênicas de contos e poemas de Thelma Guedes, feitas por atores brasileiros consagrados. Cada episódio dialoga com a obra de um escritor da literatura brasileira ou universal, que tenha sido essencial na formação da autora.

TED – COMPARTILHANDO IDEIAS

28/07 – Uma mulher saudita que se atreveu a dirigir

O TED Compartilhando Ideias de hoje mostra a palestra “Uma mulher saudita que se atreveu a dirigir”, da ativista Manal Al Sharif, que nos faz refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual e o poder do ativismo político. Suzana Herculano-Houzel recebe a jornalista Eliane Brum para debater essas ideias e, juntas, as duas refletem sobre os desafios que as mulheres brasileiras ainda enfrentam.  

TED – Compartilhando Ideias é uma série que convida o público a conhecer a conhecer e debater as provocadoras palestras promovidas pelo grupo americano TED – Technology, Entertainment, Design. Cada um dos 26 episódios da série parte de uma inspiradora “palestra-ted” estrangeira para abordar questões pertinentes à realidade do Brasil. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel é quem conduz a série, que a cada episódio recebe um convidado diferente para um instigante e dinâmico bate papo sobre a palestra, abordando temas atuais como ciência, tecnologia, mente humana, comunidade, meio ambiente e comunidade. 

Exibição: quinta-feira, 23h

Reprises: Domingos, 17h e Segundas, 13h

Duração: 30min

Classificação: livre 

TEMPOS DE ESCOLA

28/07 – Nando Reis

Nando Reis fala sobre seus tempos de escola no Colégio Equipe, em São Paulo, focando os anos 1979 e 1980. Foi também quando se formou o núcleo da banda Titãs.

A partir do dia 24 de setembro, o público irá rever os melhores episódios da série Tempos de Escola, apresentada por Serginho Groisman. Os convidados contam histórias inusitadas que aconteceram durante o período escolar.

Exibição: quintas-feiras, 23h30

Reprises: sábados, 2h30

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

MUNDO.DOC

28/07 – Microtopia

O documentário Microtopia discute sobre a situação da casa e do espaço, explorando como alguns arquitetos, designers ou estudiosos da temática vêm solucionando problemas contemporâneos relacionados à moradia. A opção destes indivíduos e projetos por casas menores que contenham o mínimo necessário para a sobrevivência traz importantes debates sobre as necessidades do homem contemporâneo, sua relação com a natureza e com suas comunidades. A liberdade, o consumismo e a sustentabilidade são alguns dos valores e questões colocados em marcha quando os personagens defendem o uso de espaços privados menores, demonstrando, com suas próprias experiências, como poderia ser um mundo em que o espaço doméstico, embora menos favorável à convivência, favoreça a mobilidade e a auto-gestão.

30/07 – Operação Mudança – Colômbia

A equipe vai para uma das favelas mais perigosas de Bogotá, na Colômbia, e concentra seus esforços na construção de um centro comunitário para ajudar refugiados da milícia de guerrilha, que temem por suas vidas, a trabalhar com reciclagem de garrafas plásticas. Aqui, a equipe trabalha junto com o ex-presidente Bill Clinton e a atriz Marlee Matlin, da organização sem fins lucrativos, Fundação ‘Nukanti for Children’. Entre os refugiados, a equipe conhece Yuly, uma jovem de dezoito anos de idade, surda desde o nascimento. A família de Yuly espera que a equipe possa ajudá-la a ouvir pela primeira vez. A equipe é apresentada a Yuly por Niousha Roshani, criador da Fundação Nukanti, que concentra seu trabalho no coração de uma das regiões mais violentas de Bogotá. A equipe descobre que a maioria da população dessa região chegou aqui praticamente com as roupas do corpo, aterrorizada pela violência dos cartéis de drogas e das milícias armadas, que querem suas terras e ameaçam recrutar seus filhos. Eles se reúnem com Nohora Guerrero, um líder local, que tomou pra si a responsabilidade de alimentar os vizinhos e de ajudar a cuidar das crianças, através de um projeto que ele mesmo improvisou. Eles também atendem adolescentes que escaparam por pouco da violência na região, mas que ainda estão em perigo. A equipe fica abalada com as histórias angustiantes e se sente ainda mais determinada a fazer o que for preciso para ajudar o centro comunitário.

Mundo.doc é uma faixa semanal de documentários de temas variados com duração de aproximadamente uma hora. As histórias remontam a eras passadas, regiões inóspitas, descobertas da ciência, movimentos artísticos, grandes personalidades e mudanças comportamentais. Mas todas contam um pouco da história da humanidade e celebram a diversidade. 

Exibição: Sábado 01h30min

Duração: 60min

Classificação: LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *