Comédia “Brimas”, de Beth Zalcman e Simone Kalil, apresenta sessões GRATUITAS no Espaço Furnas Cultural

A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, fará uma curta temporada GRATUITA no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, Rio. Sob direção de Luiz Antônio Rocha, a peça fica em cartaz dias 23 e 24, 30 e 31 de julho com sessões às 20h no sábado e 19h aos domingos.

Em cartaz desde novembro de 2015, a produção que se encontra em circulação por várias cidades, concorreu ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto.

“Brimas dá a 2016 um ótimo início de temporada teatral carioca.” Rodrigo Monteiro (Crítica Teatral). Ele acertou na previsão. A aceitação e identidade com a plateia foi imediata, obtendo sucesso de público com sessões esgotadas.

Com afeto, humor, risos, emoção e cumplicidade entre as atrizes e suas personagens, Brimas traz um tema atual: imigração. Através das histórias reais de suas avós, Beth Zalcman e Simone Kalil trazem ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, foram acolhidas no Brasil no início do século passado e com “Fome de tolerância” conforme Macksen Luiz intitula sua crítica no jornal O Globo, entrelaçam suas vidas e histórias recheadas de afeto, amizade e respeito.

“Unidas pelas dificuldades de sobrevivência e pelas diferenças religiosas, Ester judia e Marion cristã maronita, transformam a cozinha num território de paz… A comida, como expressão de afeto, une o que foi separado pela fome das guerras de desunião e preconceito… as atrizes autoras capturam essas vozes do passado para sancionar o presente e evocar as dificuldades da travessia para celebrar a chegada… os tabuleiros adereços de Toninho Lôbo são delicados ícones de religião que presos à parede fazem referência à unidade ecumênica (…) Simone Kalil, com figurino severo, dá tratamento carinhoso a libanesa. Beth Zalcman, com figurino colorido, veste a egípcia com humor solar”. Macksen Luiz – jornal O Globo.

Sinopse  Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

“Muito feliz por ter embarcado nessa viagem, nesse projeto lindo e abençoado! Falamos dos imigrantes que deixam suas pátrias e cruzam o oceano em busca de uma nova pátria. Através do humor vamos falar dessas travessias.” Luiz Antônio Rocha

Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. Brimas é falar da possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância

“A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, Brimas fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria.” Emociona-se Simone Kalil, atriz e autora.

SERVIÇO
Brimas
Apresentações: Dias 23, 24, 30 e 31 de julho de 2016
Horários: Sábado, 20h e Domingo, 19h
Horário de Funcionamento da Bilheteria: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço Furnas Cultural
Endereço: R. Real Grandeza, 219
Tel: (21) 2528-3112
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos
ENTRADA FRANCA com distribuição de senhas a partir das 14h
Capacidade: 170 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *