‘Impressões do Mundo’, série inédita sobre autores contemporâneos, chega ao Curta!

Uma das primeiras produções financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual a estrear no Canal Curta, a série “Impressões do Mundo”, sobre 26 autores contemporâneos de diferentes nacionalidades e que revela detalhes sobre seus estilos de vida, trabalho e suas criações vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 14. O documentário é entremeado por imagens das cidades dos escritores e por materiais que servem como inspiração para cada um deles. O episódio de abertura é “Alice Walker – Literatura, Cinema e Ativismo Político”, do diretor Ronaldo Duque. Conhecida depois que seu romance “A Cor Púrpura” foi adaptado para o cinema dirigido por Steven Spielberg, Alice Walker tem sua produção literária desvendada, bem como os principais temas que aborda, entre eles a defesa dos direitos dos negros e das mulheres.

ALICE WALKER EQUIPE_1_0

mutum1_1_0

Já na Quarta de Cinema, 13, o “A Vida É Curta!” traz a estreia na TV de “J. Carlos”, projeto de Norma Bengell – que morreu antes do filme ser concluído – em parceria com Silvio Tendler. O roteiro conta a vida do chargista, ilustrador e designer considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro.  Com o tema “Charges, Ilustrações e Quadrinhos” o programa segue com a exibição de “A Guerra dos Gibis”, de Thiago Mendonça e Rafael Terpins, que trata sobre a censura dos quadrinhos eróticos na década de 60, e “Histórias em Quadrinhos”, primeiro documentário de Rogério Sganzerla sobre a evolução das HQ’s, desde seu surgimento até os dias de hoje.

Dia 11, na Segunda da Música, vai ao ar “Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá Em Casa”, álbum de cantor com direção de Andrucha Waddington. O documentário mostra o encontro do músico com convidados como Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor, Demônios da Garoa e Fernando Catatau, em sua casa, onde compõem, tocam juntos e conversam sobre os bastidores das histórias da música. O álbum foi gravado no seu aniversário de 50 anos, com a presença de familiares e amigos.

O filme “A Margem da Linha”, de Gisella Callas, é a atração da Terça das Artes, 12. O longa mistura depoimentos de artistas plásticos, críticos, curadores apresentando um rico debate sobre a arte, sempre ilustrados com imagens dos principais expoentes da nossa produção mais recente.

No dia 13, na Quarta do Cinema, o Curta! exibe em sua programação “Mutum”, de Sandra Kogut, uma adaptação de Campo Geral, livro de Guimarães Rosa. Na trama, Thiago (Thiago da Silva Mariz) é um menino diferente, de apenas dez anos, que vive isolado na pequena cidade mineira de Mutum, tendo como único amigo o irmão Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso). A partir de seu olhar, o espectador reconhece o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violência e insultos. Conforme amadurece, Thiago é obrigado a encarar a realidade e os problemas dos adultos que o cercam, ao mesmo tempo em que precisa abandonar esse universo. “Mutum” é uma produção franco-brasileira que teve estreia mundial em 2007 no Festival de Cannes e ganhou o prêmio de melhor filme de ficção no Festival do Rio do mesmo ano.

A Sexta da Sociedade, 15, apresenta “Fim do Silêncio”, de Thereza Jessouroum. O documentário trata sobre o aborto inseguro com depoimentos dramáticos de mulheres, que contam, sem rodeios, como e por que abortaram, sem esconder rosto nem identidade.

SEGUNDA DA MÚSICA

Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá em Casa (Documentário)

Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos, revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical.

Diretor: Andrucha Waddington
Duração: 96 min.
Exibição: 11 de julho, segunda-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 12 de julho, terça-feira, às 2h e às 16h
Dia 13 de julho, quarta-feira, às 10h
Dia 17 de julho, domingo, às 10h

TERÇA DAS ARTES

A Margem da Linha (Documentário)

Cores, formas, luzes, volumes, sombras, perspectivas, silhuetas… ideias. A arte explode em todas as suas dimensões em “A Margem da Linha”, documentário em longa-metragem que convida o público para uma empolgante e lúdica viagem cinematográfica pelo universo da Arte Contemporânea. Com roteiro e direção de Gisella Callas, “A Margem da Linha” costura com precisão e criatividade depoimentos de artistas plásticos, críticos, curadores, um Lama Budista, além de – por que não? – profissionais ligados à Matemática, Arquitetura, Museologia e até Física Quântica. E extrai de seus depoentes as mais provocativas confissões, descobertas e reflexões, entremeadas por belíssimas imagens de nossa produção artística recente.

Diretora: Gisella Callas
Duração: 96 min.
Exibição: 12 de julho, terça-feira, às 22h10.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 13 de julho, quarta-feira, às 2h10 e às 16h10
Dia 14 de julho, quinta-feira, às 10h10
Dia 16 de julho, sábado, às 11h

QUARTA DE CINEMA

“A Vida É Curta!” dessa quarta exibe curtas que tem como tema o universo colorido das charges, ilustrações e quadrinhos e a estreia na TV de “J. Carlos”

O curta “J.Carlos”, de Norma Bengell em parceria com Silvio Tendler, vai ao ar pela primeira vez na TV e conta a história do chargista, ilustrador e designer J. Carlos, considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro. Em seguida, a animação “A Guerra dos Gibis” nos leva aos anos 60, onde surge uma criativa produção de quadrinhos eróticos no Brasil em meio à censura dos anos 60. E, para finalizar, “Histórias em Quadrinhos” é o primeiro documentário em curta-metragem de Sganzerla e trata da evolução das HQ’s desde seu surgimento até os dias de hoje.

Exibição: 13 de julho, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 14 de julho, quinta-feira, às 0h e às 14h
Dia 15 de julho, sexta-feira, às 8h
Dia 16 de julho, sábado, às 14h

Mutum (Ficção)

Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

Diretora: Sandra Kogut
Duração: 95 min
Exibição: 13 de julho, quarta-feira, às 22h10.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 14 de julho, quinta-feira, às 2h10 e às 16h10
Dia 15 de julho, sexta-feira, às 10h10
Dia 16 de julho, segunda-feira, às 8h05

QUINTA DO PENSAMENTO

Alice Walker – Literatura, Cinema e Ativismo Político (Documentário)

Um panorama da produção literária da escritora e ativista política Alice Walker, que ficou conhecida mundialmente após a adaptação de seu romance “A Cor Púrpura” para o cinema, sob a direção de Steven Spielberg. Seu processo de produção literária e os caminhos percorridos até o reconhecimento. A opção pela defesa dos direitos dos negros, das mulheres e dos direitos humanos em qualquer parte do planeta.

Diretor: Ronaldo Duque
Duração: 26 min
Exibição: 14 de julho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 15 de julho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30
Dia 16 de julho, sábado, às 21h
Dia 17 de julho, domingo, às 9h

SEXTA DA SOCIEDADE

Fim do Silêncio (Documentário)

O aborto inseguro é um grave problema para a saúde pública do país, levando milhares de mulheres a situações de risco, sequelas físicas e psicológicas e à morte. Este documentário, de 2009, traz o depoimento dessas mulheres, que falam abertamente como e por que fizeram aborto.

Diretora: Theresa Jessouroun
Duração: 52 min
Exibição: 15 de julho, sexta-feira, às 23h.
Classificação: 14 anos
Horários alternativos:
Dia 16 de julho, sábado, às 3h e às 10h
Dia 17 de julho, domingo, às 21h
Dia 18 de julho, segunda-feira, às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *