Feimep encerra inscrições nesta terça-feira

Com 10 professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suíça, o Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba) encerra as inscrições para os interessados em participar da programação pedagógica. A ficha de inscrição deve ser preenchida no site www.feimep.com.br até às 23h59 desta terça-feira, 5. A sétima edição acontece entre 17 e 23 de julho.

Concebido com a filosofia de democratização da música clássica, o Feimep admite todos os inscritos, independente do nível de formação, que podem participar como ouvintes ou ativos. As masterclasses são voltadas a estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios do Brasil e outros países, assim como de escolas e projetos de música.

Há vagas para as masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Esta edição oferece ainda workshop de lutheria, o 2º Encontro de Jovens Regentes e o curso sobre o Método Dalcroze, que pela primeira vez terá uma turma para crianças entre 7 e 9 anos, além do público adulto.

Conforme destaca André Micheletti, diretor artístico e pedagógico do Festival, a intenção é que os participantes tenham uma completa imersão no meio, a partir da vivência com os professores e colegas. “Durante uma semana, forma-se uma verdadeira família musical. Quem vem ao Feimep uma vez sempre retorna, pois nossa preocupação é com a formação.”

No site constam todas os dados da programação pedagógica. A inscrição é efetivada mediante depósito de R$ 120. Também é possível permanecer em alojamentos, adicionando o mesmo valor. A organização assegura o transporte entre o alojamento e o local das aulas e também até o Teatro Municipal Erotídes de Campos, onde acontece a programação artística.

PROFESSORES – São duas turmas de violino, aos cuidados do carioca Daniel Guedes, integrante do Quarteto da Guanabara, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e regente da Academia Jovem Concertante. Além dele, ministram as aulas Alessandro Borgomanero, italiano radicado no Brasil, professor de violino na Universidade Federal de Goiás e desde 2012 à frente da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Para as masterclasses de violoncelo confirmaram presença a alemã radicada nos Estados Unidos Helga Winold, autora do método para iniciantes Cellocity que atua na Universidade do Sul da Flórida e na Universidade de Indiana, além de Minna Rose, professora na Universidade de Manitoba, no Canadá.

Os docentes nas turmas de contrabaixo são Anselmo Melosi, integrante do Octobass e professor do Conservatório de Tatuí, e Sérgio de Oliveira, professor da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) e chefe de naipe da Orquestra Bachiana Filarmonica Sesi/SP. Ambos também fazem parte da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Alexandre Razera ministra as aulas de viola. Ele é o primeiro violista e ensaiador da Camerata Antiqua, em Curitiba, Paraná.

Conceituados luthiers da região de Chicago, Mitsugu Gomikawa e Henrique Hanhn estarão no Festival oferecendo consultas, encrinamentos e trabalho de sonorização de instrumentos. Além disso, Henrique ministra workshop de lutheria.

Iramar Rodrigues, brasileiro radicado na Suíça, ministra o curso sobre Método Dalcroze. Neste caso, as aulas são destinadas também a atores, bailarinos, professores, pedagogos, educadores físicos, interessadas em artes e estudantes de diversas faixas etárias.

Pela segunda vez como docente do Feimep, o maestro Jamil Maluf faz o Encontro de Jovens Regentes, com oito vagas, sendo quatro para estudantes ativos, que se revezarão na regência da Orquestra Acadêmica do Feimep, no encerramento do Festival. Maluf, que criou a Orquestra Experimental de Repertório em 1990 e com ela acumulou prêmios pela qualidade de suas produções, é o atual diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba, que abre a programação artística do 7º Feimep no domingo, 17, às 17h, no Teatro do Engenho.

O Feimep é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Manifesta Cerimonial, com patrocínio cultural do Jornal de Piracicaba e da Revista Arraso. São apoiadores o Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Escola de Música Maestro Ernst Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Associação Amigos Mahle, Cultura Artística e Hermann’s Restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *