Pina Bausch é a principal atração da semana no Curta!

No dia 28, na Terças das Artes, o Canal Curta! exibe “Pina”, do alemão Wim Wenders. O longa, que foi indicado ao Oscar 2012 de Melhor Documentário, acabou se tornando uma homenagem póstuma de Wenders à amiga. As filmagens começaram pouco antes da morte de Pina, em junho 2009, aos 68 anos. O diretor traz um olhar do movimento corporal e da arte da dança, intercalando cenas dos espetáculos e entrevistas com bailarinos da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança dirigida pela coreógrafa.

Canal Curta!-Pina-Wim Wenders

Durante sua primeira visita a Cuba, o músico e escritor Jorge Mautner convidou o diretor uruguaio Guillermo Planel para registrar seus momentos pelo país. O documentário “Jorge Mautner em Cuba” traz um show histórico em Havana, além de momentos do artista cantando em praça pública e vivenciando experiências típicas do local. O longa, atração da Segunda da Música, no dia 27, mostra ainda depoimentos de Mautner pelas ruas da capital sobre filosofia, política, religião e literatura.

Na Quarta de Cinema, dia 29, o telefilme documental “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho, vai ao ar na programação. O longa discute a propaganda política no Brasil na época do regime militar, entre os anos 60 e 70, e investiga os curtas-metragens exibidos antes das sessões de cinema na época. Esses conteúdos funcionavam, na verdade, como propaganda política e eram usados para informar a população uma vez que a TV não era tão difundida assim. Importantes nomes da literatura atual, como Rubem Fonseca, Raquel de Queiroz e Fernando Sabino, eram roteiristas e integrantes do Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), órgão responsável por esses cinejornais.

Com o tema “Férias de Inverno”, o “A Vida É Curta!” vai ao ar também na quarta com a exibição de “Recife Frio”, filme de Kléber Mendonça Filho, que mostra como uma estranha mudança climática muda a tropical cidade. O programa segue com “Silêncio e Sombras”, de Murilo Hauser, uma obra inspirada no poema “Der Erlkönig”, de Johann Wolfgang Von Goethe. O filme retrata a relação de pai e filho por meio de metáforas entre luz e sombra e sonho e realidade, enfatizando o fim da infância e as dúvidas da fase adulta. Fecha a atração “Lição de Esqui”, de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Melhor Curta no Festival de Brasília em 2013, a ficção narra a história de dois jovens amigos que vivem em Fortaleza, até que um deles decide ir sozinho para o Canadá.

Atração da Quinta do Pensamento, dia 30, “Um Sonho Intenso” aborda com uma narrativa leve e prazerosa um tema denso: a história social e econômica do Brasil da década de 30 até hoje. O diretor José Mariani utiliza trechos de filmes, reportagens históricas e depoimentos de nomes como Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso e o historiador José Murilo de Carvalho. Figuras importantes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ganham um outro olhar e momentos marcantes como o pós 64 passam por uma nova análise.

Conhecido como o canto usado por vaqueiros para chamar o gado, “Aboio” é também o nome do documentário da mineira Marília Rocha, que será exibido no Curta! nesta Sexta da Sociedade, 1º de julho. O filme, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2005 e já exibido no MOMA de Nova York, retrata vaqueiros que ainda utilizam essa técnica de uma maneira poética, dando espaço ao imaginário que cerca os homens do sertão. Rodado em estados como Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, o longa avança pelo interior do Brasil e acompanha a jornada de muitos desses trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *