Para questionar o cotidiano, grupo teatral faz ‘safári’ pela cidade por templos de consumo

A cidade de São Paulo recebe, a partir do dia 1º de julho de 2016, o espetáculo Price World ou Sociedade a Preço de Banana, do EmFoco Grupo de Teatro. Nascida em Fortaleza/CE, a companhia é reconhecida pela pesquisa empreendida em torno da utilização de espaços não convencionais e aqui nessa estreia em São Paulo utiliza-se se um ônibus para, junto com o público, ‘safarizar’ a capital paulistana.

A intenção em Price World é, a partir de espaços urbanos simbólicos, colocar foco no tema consumo. O ônibus, com público e atores dentro, sairá da Praça Roosevelt, centro de São Paulo, e faz paradas em quatro pontos icônicos da cidade: um local de consumo alimentar, um centro de moda, um ponto de grande significado econômico e político e outro, em contrapartida, onde o termo consumo não encontra reverberação, um espaço em que as pessoas – invisíveis perante a sociedade – estão ao largo dessas questões econômicas e sociais. Dos quatro locais, em três deles os espectadores descem e acompanham a cena fora do ônibus, juntamente com o público que se forma  na calçada.

O EmFoco Grupo de Teatro possui como uma das suas bases de pesquisa a relação com espaços não convencionais para a realização de seus projetos. Esse é o quinto trabalho do grupo, que surgiu em 2009 na cena teatral de Fortaleza. Antes de Price World, a companhia já havia experimentado diferentes cenários. Em O Jardim das Espécies (2011) foi encenado numa residência e Além dos Cravos (2013), em um cemitério.

Sobre o a pesquisa do grupo, a atriz e produtora Marie Auip conta que “em Price World, decidimos cartografar a cidade a partir do tema consumo. Após meses de pesquisa em Fortaleza, optamos por ‘safarizar’ a capital a partir de espaços simbólicos – e intervir em supermercados, praças, shoppings e igrejas. No espetáculo anterior, Além dos Cravos, utilizávamos um espaço público – o cemitério. A relação estabelecida nos dois espetáculos é de trabalhar ‘com’ o espaço público e não apenas ‘no’ espaço. É sermos afetados pela sua arquitetura, transeuntes, e pela simbologia para a construção da cena performativa“.

SERVIÇO
Price World ou sociedade a preço de banana
Data: De 1º a 23 de julho – Sextas e sábados
Local de saída do ônibus: SP Escola de Teatro
Endereço: Praça Roosevelt, 210 • Centro • São Paulo • SP
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira). R$ 20,00 (meia entrada)
Os ingressos estarão disponíveis para venda uma hora antes do início do espetáculo
Capacidade: 38 pessoas
Faixa Etária: 18 anos
Telefone para informações: (11) 9 7693 29 14
Contato: emfocoteatro@gmail.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *