João Máximo lança documentário na Rádio Batuta sobre Vadico, principal parceiro de Noel Rosa

O documentário O feitiço e o feitio de Vadico, dividido em três programas, estreou na última quarta (22), na Rádio Batuta (radiobatuta.com.br) – rádio online do Instituto Moreira Salles –, com apresentação de João Máximo, jornalista e biógrafo de Noel Rosa.

Instituto Moreira Salles-O feitiço e o feitio de Vadico

Nos três capítulos, com duração de uma hora cada, Máximo detalha a vida e a obra do compositor paulista que foi o mais perfeito parceiro de Noel: Osvaldo Gogliano, o Vadico (1910-1962). Consagrado no Rio como melodista de “Feitiço da Vila”, “Feitio de oração”, “Conversa de botequim” e “Pra que mentir?”, Vadico acompanhou Carmen Miranda em Hollywood e retornou ao Brasil nos anos 1950 para buscar reconhecimento como pianista, arranjador e mesmo compositor (afora os sambas com Noel), que até hoje não obteve.

O primeiro programa, “O parceiro esquecido”, já no ar, trata do início da carreira e das composições com Noel. O segundo, que entra no site amanhã (quinta-feira, 23), é “Um toque brasileiro em Hollywood e na Broadway”. Nesse episódio, Máximo aponta a presença do pianista e arranjador onde não há registros de seu nome, como em filmes de Carmen Miranda, e revela sua colaboração com a importante coreógrafa norte-americana Katherine Dunham. O terceiro capítulo, “A volta ao país, ao piano e ao silêncio”, entra no site no dia 24 (sexta-feira), data do aniversário do músico. Nesse último programa, Máximo mostra o talento reafirmado e amadurecido de Vadico em sua produção de compositor e instrumentista no final solitário da vida desregrada.

Muito da produção do artista, inclusive na esfera clássica, está esquecida ou mesmo se perdeu, e seus discos estão fora de catálogo. O documentário da Rádio Batuta ilumina sua obra e reivindica, com fartura de dados, um lugar para ele entre os maiores da música brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *