Instituto Moreira Salles apresenta a exposição O Paço, a praça e o morro no Paço Imperial

A partir da próxima sexta-feira, 24 de junho, o IMS expõe fotografias do seu acervo no Paço Imperial (praça XV de novembro, 48, Centro), no Rio de Janeiro. A exposição O Paço, a praça e o morro é composta por 200 imagens de grandes mestres da fotografia brasileira, como Marc Ferrez, Augusto Malta e Guilherme Santos, além de fotógrafos anônimos e amadores que registraram o centro da cidade entre os anos de 1860 e 1930, período em que o Rio foi capital do Império e da República. Esta mostra é um desdobramento da exposição Rio primeiras poses, realizada pelo IMS ao longo de 2015 em seu centro cultural na Gávea, agora com um olhar dirigido especificamente ao território onde a cidade nasceu e a partir do qual se desenvolveu.

Realizar esta exposição no Paço Imperial permite que se lance um olhar privilegiado sobre este importante edifício, de valor referencial único na cidade. Os registros fotográficos aqui reunidos são uma oportunidade de se confrontar in loco a evolução histórica de uma importante região da cidade, formada por este edifício e seu entorno − a praça ou largo do Paço, hoje praça XV de Novembro, e o próprio marco fundador da cidade, o morro do Castelo, removido há quase um século da paisagem e, consequentemente, também da própria memória que se tem da cidade.

Centro da vida econômica, social e política do Rio de Janeiro nos seus primeiros séculos de ocupação, o Paço Imperial, a praça XV e o morro do Castelo moldaram o crescimento da cidade a partir de sua configuração geográfica e urbana original até a virada para o século XX. Nesse momento, o centro do Rio sofreu grandes transformações e intervenções urbanas, associadas às reformas realizadas pelo prefeito Pereira Passos. Os dois grandes marcos dessa transformação foram a abertura da Avenida Central e o início do “bota-abaixo”, processo de expansão, valoração, modernização e gentrificação urbana que levaria ao total desmonte do morro do Castelo no final da década de 1920. A exposição apresenta imagens que mostram a cidade no período anterior a essas mudanças e outras que documentam e acompanham as reformas urbanas do início do século XX.

As profundas e constantes transformações em sua região central nos últimos 120 anos são fundamentais para se compreender o Rio de Janeiro dos dias de hoje. As fotografias de época reunidas em O Paço, a praça e o morro permitem que se compreenda o processo de crescimento e expansão urbana da cidade. No ano em que recebe um dos mais importantes eventos mundiais, a Olimpíada de 2016, revisitar estes marcos fundadores do Rio de Janeiro por meio do olhar de grandes nomes da fotografia brasileira é também um convite à imersão na paisagem e na vida de uma região que novamente passa por um processo de revitalização e transformação.

SERVIÇO
O Paço, a praça e o morro – Fotografias do Instituto Moreira Salles
Realização: Instituto Moreira Salles
Curadoria: Sergio Burgi
Data: De 24 de junho a 28 de agosto
Paço Imperial, Rio de Janeiro
Endereço: Praça XV de Novembro, 48
Entrada franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *