Canal Curta! abre a semana nos embalos de Noel Rosa

Na Segunda da Música, dia 13, vai ao ar “Alma Roqueira de Noel”, uma homenagem ao músico Noel Rosa, comandada por Paulo Miklos, do grupo Titãs. O cantor é o diretor geral de um show em comemoração ao centenário de Noel Rosa, apresentando canções do sambista em parceria com o Quinteto em Preto e Branco, com participações de Mallu Magalhães e Carol Bezerra. A atração, que mescla imagens de ensaios com comentários do rapper Rappin Hood, Oswaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza, será exibida na Segunda da Música, dia 13.

Canal Curta!-Segunda da Música-Noel Rosa

Dirigido e produzido por Gautier Deblonde, “Still Life: O Trabalho de Ron Mueck” é a atração da Terça das Artes, 14 de junho. O filme revela detalhes do processo de criação do artista em seu estúdio durante a preparação para a exposição na Fundação Cartier, em outubro de 2013.

Na Quarta de Cinema, a série “Diretores” mostra o trabalho de Milos Forman, diretor que aliou características do cinema americano e europeu em seus projetos. O filme traz depoimentos de importantes nomes como Michael Douglas, Michael Hausman e do próprio Forman.

Ainda na quarta, o “A Vida É Curta!” apresenta o tema “Interior do Brasil”. Abrindo a faixa, “O Divino, de Repente”, de Fabio Yamaji, é uma animação experimental que narra a vida do personagem real, Ubiraci Crispim de Freitas, conhecido por Divino, que canta repentes e conta sua história. “Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos, conta a vida de uma menina que mora nos fundos do bar dos pais, no interior da Paraíba, e que considera Jarbas, o galo de estimação da família, seu melhor amigo. “Cheque Mate”, de Ricardo Bravo, é uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior do Rio e desaparece sem, ao menos, virar dinheiro. No elenco, estão Paulo José e Zezé Polessa. “Malha”, de Paulo Roberto, encerra o programa e retrata a malhação de Judas em uma cidade no interior da Paraíba.

“Paul Virilio – Pensar a Velocidade” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 16. O filme aborda a era da internet a partir do ponto de vista do pensador Paul Virilio e conta com depoimentos de Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel and Enki Bilal, em prol ou contra suas teorias. No documentário, o francês defende a tese de que a política, a economia e a informação estão submetidas à era da velocidade.

Na Sexta da Sociedade, 17 de junho, vai ao ar o segundo episódio de “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Galli Tavares. O documentário elucida informações sobre a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil, bem como importantes documentos americanos considerados como secretos durante o regime. A série vai desde a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, até 1969, quando acontece o sequestro do embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrik. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, é pai de Camilo. A produção apresenta textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas. A narração fica por conta do jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

SEGUNDA DA MÚSICA

A Alma Roqueira de Noel (Documentário)
O roqueiro Paulo Miklos mergulha no universo do samba e cria um show em homenagem ao centenário de Noel Rosa. O documentário mostra os bastidores do show, a visita à Velha Guarda da Vila Isabel; a parceria com o Quinteto em Branco e Preto e com importantes sambistas como Osvaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza, além de participações do rapper e apresentador Rappin’Hood e da compositora Malu Magalhães.

Diretor: Alex Miranda
Duração: 70 min.
Exibição: 13 de junho, segunda-feira, às 22h40.
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 14 de junho, terça-feira, às 2h40 e às 16h40/ Dia 15 de junho, quarta-feira, às 10h40/ Dia 11 de junho, sábado, às 22h30.

TERÇA DAS ARTES

Still Life: O Trabalho de Ron Mueck (Documentário)
O documentário, produzido por Gautier Deblonde para a exposição na Fundação Cartier em outubro de 2013, em Paris, revela o reservado e sensível processo criativo de Ron Mueck em seu estúdio.

Diretor: Gautier Deblonde
Duração: 49 min.
Exibição: 14 de junho, terça-feira, às 23h05.
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 15 de junho, quarta-feira, às 3h05 e às 17h05/ Dia 16 de junho, quinta-feira, às 11h05/ Dia 18 de junho, sábado, às 11h10.

QUARTA DE CINEMA

O “A Vida é Curta” da semana exibe três curtas que se passam no interior do Brasil
Abrindo a faixa, o filme de Fabio Yamaji, “O Divino, de Repente”, apresenta a história de Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, que canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Já “Sweet Karolynne” é um filme sobre Karolynne, menina que mora nos fundos do bar dos pais na Paraíba e que tem o hábito e a paixão de criar galinhas e galos como se fossem seus melhores amigos. Para finalizar, a ficção “Cheque Mate” dá uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior. “Malha”, de Paulo Roberto, encerra o programa e retrata a malhação de Judas em uma cidade no interior da Paraíba.

Exibição: 15 de junho, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 16 de junho, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 17 de junho, sexta-feira, às 8h/ Dia 18 de junho, sábado, às 14h.

Os Diretores: Milos Forman (Documentário)
Durante sua carreira, Forman assimilou e combinou o melhor do cinema europeu e americano. Em uma carreira de filmes diferentes e produções espetaculares, Forman é, talvez, o único diretor considerado internacional. Com depoimento de Michael Douglas, Michael Hausman e Milos Forman.

Diretor: Robert Emery
Duração: 60 min
Exibição: 15 de junho, quarta-feira, às 21h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 16 de junho, quinta-feira, às 1h e às 15h/ Dia 17 de junho, sexta-feira, às 9h/ Dia 20 de junho, segunda-feira, às 00h.

QUINTA DO PENSAMENTO

Paul Virilio – Pensar a Velocidade (Documentário)
Reflexões sobre velocidade, com um dos principais teóricos nos assuntos: Paul Virilio. A onipresença já foi um sonho, agora a Internet tornou isso possível. A velocidade com a qual nosso planeta entrou online colocou em questão todos os aspectos da nossa vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Em 90 minutos, este filme examina nossa era sob a luz dos pensamentos de Paul Virilio. Mostra, tendo exemplos como base, que a política, a economia e a informação estão agora submetidas à ditadura da velocidade. Grandes especialistas contemporâneos e observadores informados como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal, apoiam ou contestam a linha de raciocínio de Paul Virilio.

Diretor:  Stéphane Paoli
Duração: 52 min
Exibição: 16 de junho, quinta-feira, às 21h30.
Classificação: 10 anos
Horários alternativos: Dia 17 de junho, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30/ Dia 19 de junho, domingo, às 0h/ 20 de junho, segunda-feira, às 9h30.

Sexta da Sociedade

O Dia Que Durou 21 Anos- Segundo Episódio  (Documentário)
Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como “Top Secret”, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político.

Diretor: Camilo Galli Tavares
Duração: 26 min
Exibição: 17 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 18 de junho, sábado, às 3h30 e às 12h/ Dia 19 de junho, domingo, às 23h30/ 20 de junho, segunda-feira, às 17h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *