Exposição THE ART OF THE BRICK apresenta o universo lúdico de Nathan Sawaya

The Art of the Brick® é uma exposição única no mundo, que mostrará no Brasil oitenta e três esculturas impressionantes em um novo gênero: obras de arte excepcionais, em ambientes simplesmente de tirar o fôlego, criadas com mais de um milhão de blocos LEGO®.

Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.

Em São Paulo, a exposição ocupará a OCA entre 11 de agosto e 30 de outubro e, no Rio de Janeiro, entre 11 de novembro e 15 de janeiro, ela será vista no Museu Histórico Nacional.

A Exposição

The Art of the Brick® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha, visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou oNew York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.

Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNNnorte-americana como “obrigatória” (“One of the Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição chega ao Brasil em uma realização da Ring Empreendimentos Culturais, apresentada pela Brasilprev e Ministério da Cultura com apoio da Multiplus e como fornecedor oficial Hospital Sancta Maggiore.

“O acesso à arte e à cultura são formas primordiais de gerar valor para a sociedade. Por isso, a Brasilprev apoia iniciativas como essa, que representam uma oportunidade de acesso das famílias brasileiras a obras mundialmente reconhecidas, organizadas em uma exposição inédita em território nacional.” diz Cinthia Spanó, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Brasilprev.

Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art Of The Brick®apresenta reconstruções  de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Em outras áreas da exposição, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição no Brasil será montada em um espaço de 1 771 m² e apresentará mais de 80 obras que reúnem ao todo mais de um milhão de pequenas e coloridas peças do brinquedo, em criações inspiradas e surpreendentes. Nunca antes vistas dessa forma, as pequeninas peças coloridas se convertem em obras de arte através da devoção de Sawaya à escala e à cor.

Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos será montada, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.

“Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental. Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas”, explica Sawaya.

SERVIÇO SÃO PAULO
The Art of the Brick
Data: 11 de agosto
Abertura: 11 de agosto
Encerramento: 30 de outubro
Horário: Terça a Domingo das 11h00 às 20h00 (Fechado às 2ª feiras)
Local: OCA / Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, S/n – Ibirapuera, São Paulo – SP
Classificação: Livre.
Preço: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Gratuito às 3ª feiras
Professores não pagarão ingresso – qualquer dia e horário – mediante comprovante de 2016.
VENDAS: A PARTIR DE 11 DE JULHO

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

SERVIÇO RIO DE JANEIRO
The Art of the Brick
Data: 11 de novembro
Horário: A confirmar
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/nº)
Informações: Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a temporada no Rio de Janeiro.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *