O Tablado 65 anos: Pedro Kosovski assina a primeira peça infantil não escrita por Maria Clara Machado a ser encenada na casa

O Tablado, grupo de teatro dos mais importantes e longevos do Brasil, um dos pioneiros no trabalho de excelência voltado ao público infantil, comemora seu aniversário de 65 anos com uma montagem de forte carga simbólica: Depois de mais de seis décadas com peças infantis escritas exclusivamente por Maria Clara Machado (1921 – 2001), TÃOTÃO é o primeiro espetáculo infantil a ser encenado nos palcos d’O Tablado com texto (inédito) de um outro autor, Pedro Kosovski. A direção é de Cacá Mourthé.

Kosovski – recente ganhador dos Prêmios Shell, CESGRANRIO e APTR de Melhor Autor de 2015 com o espetáculo CARANGUEJO OVERDRIVE – é fundador e dramaturgo da Aquela Cia de Teatro, que há 11 anos desenvolve um trabalho autoral de pesquisa de linguagem. Sobrinho-neto de Maria Clara Machado e filho de Cacá Mourthé, Pedro Kosovski recebe e leva adiante o bastão desta família que há tantas décadas dedica sua vida ao teatro. TÃOTÃO assim se reafirma como um fruto desta família teatral.

Cacá Mourthé, braço direito de Maria Clara Machado, há 15 anos é diretora artística d’O Tablado. Cacá vem promovendo importantes realizações durante esse período, entre estas, destaca-se a retomada dos Cadernos de Teatro (Novos Cadernos de Teatro), uma revista de teatro lançada em 1956 e que completa 60 anos este ano. Comemorando a retomada da revista – em fase de pesquisa graças ao fomento “Viva a Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro –Cadernos de Teatro ganhará novas edições em plataforma digital, e teve todo o seu acervo digitalizado e disponibilizado gratuitamente para download no site d’O Tablado.

São muitas as efemérides e os motivos para comemorar: esta é a primeira vez que Cacá Mourthé dirige um texto do filho, e este é também o primeiro texto de Pedro Kosovski dirigido ao público infantil. 

No elenco estão Rodrigo Trindade, Julia Stockler, João Sant’Anna, Manuela Llerena, Saulo Arcoverde, Joana Castro, Vinicius Maia e Victor Mello, todos crias da casa, como rege a tradição. Os atores serão acompanhados por uma banda ao vivo, formada por Leonardo Valor (teclado), Vicente Barroso (bateria), Enzo Mastrangelo (guitarra) e Vinícius Nesi (baixo).

O texto de Pedro Kosovski, inspirado no mito de Narciso, tem como elemento chave o espelho, esse multiplicador de imagens, que tanto pode remeter ao ato de se enxergar, como ao de se contemplar. A peça fala ainda sobre uma questão na ordem do dia – o quanto podemos ser hipnotizados pelas múltiplas imagens que nos chegam a todo momento, e acabar vivendo isolados em nossas pequenas ilhas – os celulares, tablets e afins -, nos ausentando do mundo ao redor.

“Uma das coisas que me mobilizou neste trabalho foi a relação com a imaginação da criança, nesse mundo já com tanta imagem. O espelho é meio Iphone, meio Ipad, esse espelho que não reflete a gente, mas abre essas mil janelas. Estou com filho pequeno, e fico pensando como é esse mundo da imaginação, da ilusão, que é tão importante para a infância, como esse lugar ainda fica vivo dentro dessa avalanche de imagens.”, questiona Pedro.

Seguindo os passos de Maria Clara Machado, cujas obras tocaram não só o espírito dos pequenos, mas também dos adultos, Pedro Kosovski leva adiante esta tradição, trazendo para ela o frescor de seu tempo, com um espetáculo atual e dinâmico, voltado para a criança – e o adulto – de hoje.

SERVIÇO
TÃOTÃO
Estreia: 11 de junho (sábado), às 17h
Temporada: até 27 de novembro
Horário: sábado e domingo, às 17h
Local: Teatro O Tablado
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 795 – Lagoa
Duração: 55 min
Capacidade: 147 espectadores
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia entrada)
Horário funcionamento bilheteria: sábados e domingos, das 15h às 17h30
Vendas antecipadas: www.ingresso.com
Classificação: livre e recomendada para a partir de 03 anos 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *