João e Maria – Um musical em cartaz no Teatro Fashion Mall

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 6 junho, 2016 18:01

João e Maria – Um musical em cartaz no Teatro Fashion Mall

Os irmãos João e Maria fazem parte de uma família de camponeses que luta para fugir da miséria durante a Idade Média. A terra infértil não produz mais alimentos e a Peste Negra tomou conta de tudo na cidade, o que faz com que o pai tenha que tomar uma difícil decisão: abandonar os filhos no meio da floresta. Famoso conto alemão dos irmãos Grimm, João e Maria continua encantando crianças e adultos, mesmo dois séculos após a sua primeira publicação (1812), na Alemanha. Fascinado pelos clássicos da literatura infantojuvenil, o dramaturgo Daniel Porto fez uma adaptação musical da obra. João e Maria – Um musical ganha nova temporada a partir do dia 7 de maio, no Teatro Fashion Mall. O projeto é uma idealização do autor em parceria com o ator Alexandre Lino, que assina a direção de produção. A peça marca a estreia de Daniel na direção.

Em João e Maria – Um musical, a história é contada por quatro atores – Antonio Carlos Feio (pai), Luciana Victor (madrasta e bruxa), Alice Maria Paiva (Maria), Eduardo Cardoso (João) e Rafael Ballest (substituto do personagem João) – que cantam ao vivo as seis músicas originais criadas pelo diretor musical da montagem, Tibor Fittel, em parceria com o autor. Inspiradas no fado e em cantigas medievais, as canções permeiam todo espetáculo. “São letras elaboradas e simples ao mesmo tempo, como cantigas e cirandas que todos sabem cantar”, conta o autor, que trabalhou com Fittel em uma versão para o clássico As aventuras de Pinóquio.

Em cena, a família de João e Maria passa fome. Há muita gente e pouca comida. A solução apontada pela madrasta assusta o pai, que reluta em abandonar os filhos no meio da floresta. Os irmãos escutam a conversa dos dois e bolam um plano, para caso sejam deixados na mata: fazer uma trilha de pedras que brilham no escuro durante o caminho. Depois que são largados à própria sorte, João e Maria passam por percalços para sobreviver aos perigos do bosque, incluindo um encontro com uma mulher sedutora e malévola que os oferece muitos doces. “Os personagens estão mais humanos. Tudo é permeado pela fome. São personagens que você pensa: ‘poderia encontrar essa pessoa na rua’. A bruxa, por exemplo, tem um histerismo, uma loucura, mas é crível”, explica o diretor.

Criado por Karlla de Luca, o cenário de João e Maria – Um musical remonta a um teatro antigo. De forma lúdica, a cenografia vai se revelando como num livro com ilustrações em pop up. Os elementos de cena são manualmente articulados pelo elenco durante a apresentação. Os figurinos, também assinados por Karlla, seguem a estética do teatro mambembe, confeccionados artesanalmente com detalhes feitos à mão.

SERVIÇO
João e Maria – Um musical
Estreia: 7 de maio (sábado), às 17h30
Temporada: de 7 de maio a 26 de junho de 2016
Data: sábado e domingo, às 17h30
Local: Teatro Fashion Mall
Endereço: Estrada da Gávea, 899 – São Conrado
Informações: (21) 2422-9800
Capacidade: 280 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil
Ingressos: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia)
Vendas: www.ingresso.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 6 junho, 2016 18:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!