Exposição 50 anos de Paixão no Circo Voador

Uma exposição sobre a trajetória do Montreux Jazz Festival da Suíça promete chamar atenção do público que passar pelo Circo Voador, no Rio de Janeiro. Fundando em 1967, o festival celebra, neste ano, sua 50ª edição. E para comemorar a data, a casa de shows da Lapa recebe, nas próximas duas semanas, a exposição 50 anos de paixão, que vai mostrar através de fotos e cartazes a história do festival e nomes da música nacional que passaram pelos palcos de Montreux.

As apresentações de boa parte da nata de artistas da Música Popular Brasileira começaram em meados da década de 70, após uma colaboração entre o Festival de Jazz de São Paulo com o Montreux Jazz Festival. Essa parceria permitiu que o público brasileiro descobrisse músicos proeminentes, não só de jazz, mas também de blues, R&B, reggae e tango.

Em troca, os artistas da época foram convidados a se apresentarem no Montreux Jazz Festival, nas famosas “noites brasileiras”. Anos após anos, quase sem interrupção, de 1974 a 1990, o público suíço e europeu pode descobrir a riqueza cultural de uma música ainda pouco conhecida na época. Essas noites excepcionais e muito cobiçadas criaram um importante eco midiático na imprensa suíça e parisiense.

Compõem a exposição cartazes assinados por grandes artistas internacionais como Keith Harring, Andy Warhol, Jean Tinguely e Romero Britto, e retratos realizados entre 1980 e 1989 pelo arquiteto e fotógrafo suíço Pascal Schmidt que ilustram o prazer que os artistas brasileiros sentiam em cantar à beira do lago Leman. A exposição, promovida pelo Swissando e Montreux Jazz Festival, faz parte do calendário de A Suíça encontra o Brasil, série de comemorações em homenagem a 50ª edição do Montreux Jazz Festival.

SERVIÇO
Exposição 50 anos de Paixão
Data / Horário: até 11 de junho, sempre nos dias e horários dos shows (abaixo)

  • 02/06 (quinta-feira) – 21h00 – Hypnotic Brass Ensemble
  • 03/06 (sexta-feira) – 22h00 – Ney Matogrosso
  • 04/06 (sábado) – 22h00 – Ney Matogrosso
  • 09/06 (quinta-feira) – 20h30 – Hamilton de Holanda E O Baile do Almeidinha
  • 10/06 (sexta-feira) – 22h00 – Metá Metá
  • 11/06 (sábado) – 22h00 – Emicida

Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n – Lapa, Rio de Janeiro (RJ)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *