Cia de teatro TROUPP PAS D’ARGENT estreia repertório na Caixa Cultural

A Troupp Pas D’argent, Cia. de teatro carioca, viaja pelos milhares de palcos e praças do mundo, levando sua arte, ministrando oficinas, vivências e intercâmbio, aprimorando e enriquecendo sua linguagem e construindo sua história. Com trabalhos fundamentados na pesquisa cênica: corporal, teórica, imagética e musical, cinco integrantes trazem à cena diferentes formações: Teatro, circo, cinema, literatura e artes plásticas.

Em comemoração aos 10 anos da Companhia, estreia dia 9 de junho, no teatro de arena da Caixa Cultural, o projeto “Troupp Pas D’argent 10 anos” onde serão apresentados quatro espetáculos, de quinta a domingo, 19h, até 3 de julho de 2016.

A Troupp já recebeu importantes estímulos a sua atividade de investigação cênica, como a indicação ao Prêmio Shell 2008, pela Pesquisa de Movimento do espetáculo Cidade das donzelas, o recebimento do Prêmio Europeu Compasso di Argento Italiano 2010, pela mesma peça, em Nápoles/Itália; e recebimento do Prêmio Lukas Awards de melhor produção teatral latino-americana em Londres, no ano de 2012, pelo espetáculo Holoclownsto.

“Essa maravilhosa Trupe resgata um jogo teatral que não assistia há tempos. É com extraordinário prazer que relembrei a doce aventura de uma antiga companhia de comédia dell’art italiana”, Boris Vecchio (Diretor e Palhaço/Itália).

O REPERTÓRIO DA COMPANHIA

Cidade das donzelas” – De 09 até dia 12 de junho de 2016, retrata com humor um sertão nordestino cheio de mistério e poesia, com tipos característicos da região. Foi desenvolvido um estudo inspirado na Commedia Dell’Arte Italiana. A Obra evidencia uma proposta de interpretação e direção expressionistas. A Troupp foi à caça de um humor exagerado, entre as agruras e desventuras humanas, mergulhando no ditado de Samuel Beckett: ‐ “Nada é mais engraçado do que a infelicidade…!”. As sessões acontecem às 19h de quinta a domingo.

“Com os olhos vidrados e um sorriso abobalhado no rosto, sentia os pingos de suor que pulavam do palco e se confundiam com minhas lágrimas e não mais sabia se sorrir ou se chorar…” Antoine K. R. (Crítico/Canadá)

Holoclownsto”- De 16 até dia 19 de junho de 2016, conta a história de seis clowns prisioneiros que, em plena guerra, se conhecem no último vagão de um trem, rumo ao desconhecido. A peça mescla a arte do clown com técnicas do palhaço tradicional de picadeiro, difundindo essa nobre arte. Desenvolvemos uma pesquisa em torno do tema “Guerra”. As sessões acontecem às 19h de quinta a domingo.

Morro da Ópera”- De 23 até dia 26 de junho de 2016, traz como inspiração a arte surrealista, a dança-teatro e o cinema para contar a história dos moradores do fictício Morro da Ópera. A montagem mostra o cotidiano do morro e as relações de seus habitantes que, após uma devastadora enchente, ficam em escombros. Através de um humor ácido e crítico, discute valores humanos e como estes podem se modificar diante de situações limite. As sessões acontecem às 19h de quinta a domingo.

Lavagem”- De 30 de junho até dia 03 de julho de 2016, reflete o expressionismo cinematográfico alemão como principal referência. Esta estética contribui para o instigante clima de suspense da trama. A deformidade, a estranheza e as características mórbidas são traços presentes no cenário, no figurino e na iluminação. A trama se desenvolve numa inóspita fábrica de dinheiro. Grandes tubulações que compõem o cenário são a porta de entrada para esta fábrica, onde excêntricos personagens vivenciam situações tragicômicas, evidenciando as paranoias humanas. A obra faz uma crítica à sociedade capitalista, tendo como referência a obra “A sociedade do espetáculo” de Guy Debord, porém, nos apropriaremos destes aspectos de forma irônica e inusitada. As sessões acontecem às 19h de quinta a domingo.

SERVIÇO
Projeto: Troupp Pas D’argent 10 anos
Temporada: De 09 de junho a 03 de julho de 2016

Espetáculos:

  • Cidade das donzelas: De 09 até dia 12 de junho de 2016
  • Holoclownsto: De 16 até dia 19 de junho de 2016
  • Morro da Ópera: De 23 até dia 26 de junho de 2016
  • Lavagem: De 30 de junho até dia 03 de julho de 2016
  • Horário: Quinta a Domingo às 19h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação: 16 anos
Ingresso: R$ 15,00 (Inteira) R$ 7,50 (Meia) Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Oficina “O Corpo e seu Potencial Imagético”
Dias 8, 15, 22 e 29 de Junho
Horário: 14h as 17h
Classificação: a partir de 18 anos
Vinte vagas
Inscrições: Enviar currículo para troupppasdargent@yahoo.com.br
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *