Mostra Foco traz a Curitiba obra do diretor argentino Matías Piñero

Mantendo a tradição, a 5ª edição o Curta Cinema – Festival Internacional de Curitiba escolhe um diretor com até cinco filmes lançados, que merece ser descoberto, mas ainda não é muito conhecido, para apresentar ao público. É a Mostra Foco, e o diretor convidado deste ano é o argentino Matías Piñero.

Mostra Foco-Matías Piñero

Nascido em Buenos Aires, Piñero estudou na Universidad del Cine e produz um cinema muito próximo da literatura, com personagens ou textos literários que servem de base para o desenvolvimento de seus roteiros, sempre preocupado com o equilíbrio entre imagem e palavra.

Depois de seus primeiros filmes, El homem robado e Todos mienten, serem inspirados na obra do escritor argentino Domingos Faustino Sarmiento, Piñero passou a se dedicar a um projeto mais ousado, batizado por ele de “The Shakespeariada”. Trata-se de uma série de filmes inspirada em personagens do bardo inglês composta pelos filmes Rosalinda, Viola e La princesa de Francia.

Além de ter sua filmografia exibida integralmente na Mostra Foco do 5º Olhar de Cinema, o diretor argentino também estará presente na capital paranaense, onde debaterá todos os seus filmes. Piñero ainda ministrará uma masterclass que contará com a exibição do work in progress de seu próximo filme, Hermia & Helena.

Mais sobre os filmes

El hombre robado (ARG, 2007, 91 min.)

Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Romina Paula, Julia Martínez Rubio, Daniel Gilman Calderón, Francisco Fauré

Mercedes Montt é uma jovem guia argentina que trabalha no Museu de Arte Espanhola Enrique Larreta e ocupa seu tempo com a leitura apaixonada do livro Campaña del Ejército Grande, de Domingos Sarmiento. Ela compara o texto à vida sentimental daqueles com quem convive, seu parceiro, sua amiga, o namorado da amiga e um amigo suspeito.

Todos mienten (ARG, 2009, 75 min.)

Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Romina Paula, Julia Martínez Rubio, Pilar Gamboa, Julián Larquier, Julián Tello, Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe.

Um grupo de jovens se reúne em uma casa de campo afastada de Buenos Aires para dissolver sua organização clandestina, que mistura amor com a história argentina do Século XIX.

Rosalinda (ARG, 2010, 43 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Agustina Muñoz, Alberto Ajaka, Julián Larquier, Julián Tello, Denise Groesman, Luciana Acuña, Julia Martínez Rubio, Esteban Lamothe.

Dois diferentes ritmos em um mesmo corpo. O primeiro é uma atriz e o segundo, uma personagem: Luisa e Rosalinda dividem o mesmo corpo, mas não exatamente no mesmo ritmo. Em uma tarde, um grupo de atores se reúne para ensaiar a peça cômica Como Lhe Aprouver, de William Shakespeare.

Viola (ARG, 2012, 65 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: María Villar, Agustina Muñoz, Romina Paula, Elisa Carricajo, Gabin Saidón, Laura Paredes, Alessio Rigo de Righi y Esteban Bigliardi.

Um grupo de jovens atrizes passa seus dias ensaiando a peça Noite de Reis, de William Shakespeare, em um pequeno teatro de Buenos Aires.

La princesa de Francia (ARG, 2014, 70 min.)
Direção: Matías Piñero
Com: Julián Larquier, María Villar, Agustina Muñoz, Romina Paula, Gabi Saidón, Elisa Carricajo, Laura Paredes, Julián Tello, Alessio Rigo de Righi

Um ano depois da morte de seu pai no México, Victor volta a Buenos Aires com um trabalho para sua antiga companhia de teatro: realizar uma série latino-americana de rádio, gravando um piloto com a última obra que realizaram juntos, Trabalhos de Amores Perdidos.

SERVIÇO

5º Olhar de Cinema
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5a. edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas.

Data: de 8 a 16 de junho
Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Curitiba-PR

Shopping Novo Batel
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Curitiba-PR

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *