HISTORY estreia superprodução sobre pioneiros da indústria no Brasil

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 maio, 2016 19:11

O HISTORY anuncia a estreia de sua primeira produção original no País que combina dramaturgia e depoimentos, Gigantes do Brasil. A minissérie narra a história de quatro empreendedores visionários: Francesco Matarazzo, Percival Farquhar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. Em quatro episódios, a série – a exemplo de Gigantes da Indústria (The Men Who Build America) – relata a transformação de um Brasil rural e provinciano em uma potência econômica e industrializada, por meio das trajetórias desses homens sonhadores, implacáveis e ambiciosos.

Gigantes_lowCF

Gigantes_lowCN

Competindo por suas fortunas e perseguindo objetivos, esses personagens ajudaram a moldar a história do país. Com eles, o Brasil finalmente lançou as bases para sua industrialização.

Realizada pela Boutique Filmes, em coprodução com o HISTORY, Gigantes do Brasil mostra a história do país como nunca antes revelada. As primeiras indústrias e as estradas de ferro, a navegação e a urbanização das cidades, a exploração do petróleo e as grandes siderúrgicas.

Com recursos de computação em 3D, produção de arte e figurino de época, a série reconstrói o Brasil do final do século XIX até a metade do século XX. No elenco, destaque para as participações de Tadeu Di Pietro (Matarazzo), Renan Paini (Matarazzo jovem), Alexandre Barros (Farquhar), Fernando Nitsch (Martinelli) e Ricardo Monastero (Guinle), entre outros.

No total, foram mais de 228 horas de gravação, em mais de 50 locações. O elenco completo contou com 99 atores, entre os principais, secundários e apoio, e 422 figurantes. Gigantes do Brasil combina uma narrativa dramatúrgica com depoimentos de historiadores, biógrafos e empresários ligados à indústria nacional e empreendedores, como Luiza Trajano (Magazine Luiza), Ricardo Nunes (Ricardo Eletro), Hélio Rotenberg (Grupo Positivo) e Walter Torre (W Torre), entre outros.

A produção teve um custo de mais de três milhões de reais, com aporte do HISTORY e financiamento com recursos da Ancine via Art. 39 e apoio do BNDES, por meio do Art 1º da Lei do Audiovisual. A minissérie tem o patrocínio da Diageo e Mitsubishi.

Para Krishna Mahon, diretora de Conteúdo Original do HISTORY, essa é a estreia mais importante do canal neste ano.

“O HISTORY tem o compromisso de levar história para o nosso público, sempre em forma de entretenimento, e é gratificante conseguir isso com a história do nosso país. Além disso, foi um grande prazer resgatar as trajetórias de empreendedorismo e superação desses quatro homens, que são muito inspiradoras”, afirma.

Gigantes_lowIC2

“O amor, a dedicação e o comprometimento de cada pessoa envolvida no projeto estão impressos na série. Somos muito felizes nas parcerias com produtoras independentes e trabalhar com a Boutique, que tem profissionais experientes, mas que buscam um novo jeito de fazer conteúdo, foi maravilhoso. Foi feita uma ampla pesquisa histórica, que serviu de base para toda a produção, do roteiro à caracterização dos personagens. Certamente será um sucesso”, completa.

Sinopses

Episódio 1 – 4/6, sexta, às 21h45

Francesco Matarazzo – O primeiro episódio conta a história do pioneiro da indústria brasileira. O jovem italiano perdeu tudo ao chegar ao país, em 1881, quando suas mercadorias afundaram no mar. Sem o seu investimento, ele começou a trabalhar como mascate para manter a família, até que teve a ideia de produzir localmente para substituir as importações, inicialmente banha de porco enlatada. Começa, assim, a construção de um verdadeiro império.

Episódio 2 – 4/6, sexta, às 22h40

Percival Farquhar – Matarazzo deu início à indústria no Brasil. Mas a infraestrutura do país ainda era precária e nem a capital, o Rio de Janeiro, tinha eletricidade. Sem infraestrutura, o Brasil era incapaz de desenvolver seu potencial industrial. Construir a estrada de ferro Pan-Americana e eletrificar o Rio de Janeiro foram suas primeiras iniciativas. Esta era a arena perfeita para um capitalista norte-americano ousado e ambicioso executar seu plano de construção de um país.

Episódio 3 – 5/6, sábado, às 21h45

Giuseppe Martinelli – O imigrante italiano que chegou pobre ao Brasil, em 1888, e viu na Primeira Guerra Mundial a oportunidade de crescer. Sua vida será pontuada por negócios arriscados e empreendimentos ousados. Com lances que poucos se atreveriam a fazer, Martinelli vai fazer fortuna e mudar para sempre o horizonte da cidade de São Paulo. O Edifício Martinelli se tornaria seu próprio ícone de sucesso, assim como a mansão Matarazzo foi para o seu conterrâneo.

Episódio 4 – 5/6, sábado, às 22h40

Guilherme Guinle – O Brasil da década de 1920 já demonstrava fortes sinais de crescimento e de organização, graças a homens como Matarazzo, Farquhar e Martinelli, que redesenharam o mapa do país em termos tanto econômicos quanto geográficos. Porém, um jovem ambicioso era o empresário mais interessado na construção de uma nação livre e rica: Guilherme Guinle. O Brasil finalmente lança as bases para sua industrialização verdadeira.

Elenco:

  • Francesco Matarazzo: Tadeu Di Pietro e Renan Paini (Matarazzo jovem)
  • Percival Farquhar: Alexandre Barros
  • Giuseppe Martinelli: Fernando Nitsch
  • Guilherme Guinle: Ricardo Monastero
Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 25 maio, 2016 19:11


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!