Em junho, programação do GNT.doc reforça apoio à causa do empoderamento feminino

Em junho, o GNT amplia a discussão sobre empoderamento feminino e igualdade de gênero em sua programação. Do dia 2 a 5 de junho, a faixa GNT.Doc será dedicada exclusivamente ao assunto, com exibição de cinco documentários que abordarão o assunto sob diversas perspectivas.

GNT.doc-empoderamento feminino

No mesmo mês começa a rodar nova chamada de apoio à campanha #ElesPorElas que foi abraçada no Brasil pelo canal em 2015 em parceria com a ONU Mulheres. Ao invés de atores ou apresentadores, o GNT convidou simpatizantes do movimento pela igualdade de gênero para representar a mensagem e a diversidade de perfis. Participaram da ação personalidades como as escritoras Antonia Pellegrino e Adriana Carranca, o fotógrafo Jorge Bispo, a funkeira MC Carol e a blogueira Carla Lemos.

Ainda no início do mês, o canal promove evento aberto ao público no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo. O evento TEIA será um dia de painéis, exibição de documentários e filmes, exposições, entre outras atrações, e pretende tratar do conjunto de valores e ferramentas empoderadoras presentes nas vidas das mulheres atualmente. Entre as atividades, três painéis mediados pela apresentadora do “Saia Justa” Astrid Fontenelle, e divididos em três temas: Coragem, Empatia e Coletividade. Para se inscrever, o público deverá acessar o site gnt.com.br/teia.

Confira a agenda do GNT.Doc – Especial #ElesPorElas

Her Story – INÉDITO
Dia 02/06, à 0h

De rainha do lar a líder de uma nação. O documentário, exibido pela BBC, vai mostrar o caminho de várias líderes importantes no nosso mundo para descobrir como elas estão redefinindo estereótipos associados ao poder. Com depoimentos de nomes como a Ministra de Relações Exteriores sueca, Margot Wallström; a Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaitė; e a Presidente do Chile, Michelle Bachelet.

O Sonho de Tipsi – INÉDITO
Dia 03/06, à 0h

Zilda Arns foi uma mulher forte que liderou causas humanitárias e sociais no Brasil e no exterior. Conhecida por fundar a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, essa impressionante mulher serve de inspiração para todos e sua trajetória nos mostra que sonhos podem sim se tornar realidade.

4% – Um Problema de Gênero – INÉDITO
Dia 04/06, às 23h30

Dos 1.300 filmes de maior bilheteria entre 2002 e 2014, apenas 4% foram dirigidos por mulheres. Em 85 anos, só quatro mulheres foram indicadas ao Oscar de Melhor Diretor. Ele foi dado a uma mulher pela primeira vez apenas em 2010. Esses dados servem de base para o documentário que, através de entrevistas com importantes personalidades do meio como Anjelica Huston, Judd Apatow, Michael Moore e Kristen Wiig, deseja abordar uma questão pouco falada: a sub-representação das mulheres como diretoras de cinema.

Mulheres HTML – INÉDITO
Dia 04/06, à 0h

Os empregos no setor de tecnologia estão ultrapassando o crescimento de todos os outros setores, mas quase não há mulheres nesse meio. Selecionado para o Tribeca Film Festival, este documentário quer descobrir o motivo pelo qual tão poucas mulheres trabalham em ciências da computação. Através de entrevistas com mulheres bem-sucedidas da Pixar, Pinterest e Etsy, ele quer entender o que pode ser feito para incentivar a próxima geração de mulheres a trabalhar na área.

Atitude Cor de Rosa
Dia 05/06, à 0h30

Princesa, celebridade ou símbolo sexual. Será que as meninas não podem sonhar em ser algo mais? Veja como a mídia finge celebrar a liberação das mulheres enquanto as prende novamente ao criar estereótipos femininos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *