O musical “AS FESTAS DA TIA CIATA”, em homenagem ao centenário do samba, na sala Baden Powell, Copacabana

Homenageando o Centenário do Samba, a Fanfarra Carioca apresenta o musical “As Festas da Tia Ciata” a partir de 3 de junho na sala Baden Powell em Copacabana. A temporada vai até 26 de junho com sessões as sextas-feiras e sábados 20h, e domingos, 19h.

Citadíssima em obras de sociologia e antropologia sobre a cultura negra no Rio de Janeiro – e homenageada em diversos enredos das escolas de samba de todos os grupos – Hilária Batista de Almeida, a famosa Tia Ciata, é considerada a grande dama da história cultura afro brasileira.

Lendária baiana que migrou para o Rio de Janeiro por volta de 1870 e que, aqui, inicialmente morou no bairro da Saúde, e depois, na Praça Onze, locais primordiais do desenvolvimento da cultura afro da época – se tornou um símbolo de diversidade negra e também líder reverenciada da comunidade do Rio de Janeiro Belle Époque.

O Musical resgata a atmosfera das festas e das rodas de samba que a Tia Ciata promovia, bem como sua participação nos fatos histórico-culturais ocorridos no início do século XX, incluindo a origem do samba, dos ranchos e das Escolas de Samba.

Com roteiro e direção de Loly Nunes, a montagem apresenta a contribuição cultural e social dos afro-baianos à cultura nacional, desde a sua chegada ao Rio de Janeiro que resultou na criação da “Pequena África”, região carioca em que morava Tia Ciata. Ao reviver a história das “Tias baianas” no início do século XX, o espetáculo ressalta o protagonismo da mulher negra na história do Brasil e, ao som dos ritmos musicais que emergem nessa época como o maxixe, o samba-enredo e o samba-choro, gêneros tipicamente cariocas, oito atores e cinco músicos, interpretam, cantam e dançam doze dos melhores sambas cariocas mais marcantes entre as décadas de 1900 a 1924.

O roteiro permeia por fatos curiosos, polêmicos e divertidos das décadas abordadas, tendo como referência o malandro e a capoeira, os compositores frequentadores das festas da Tia Ciata como Donga, João da Baiana, Sinhô e Pixinguinha.

SERVIÇO
As Festas da Tia Ciata
Estreia: 3 de junho de 2016
Local: Sala Municipal Baden Powel
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana
Telefone: (21) 2255-1067
Horários: Sexta e sábado, 20h, Domingo, 19h
Ingresso: R$ 30,00 (Inteira) R$ 15,00 (Meia)
Temporada: De 3 a 26 de junho de 2016
Duração: 70 min
Classificação: 12 anos
Capacidade: 250 Lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *