Espetáculos infantil e adulto na programação do projeto Arte para Todos, no Sesc Santo Amaro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 maio, 2016 16:09

O projeto Arte para Todos, que acontece semanalmente no Sesc Santo Amaro, apresenta dia 14 de maio, às 17h, o espetáculo infantil Os Tr3s Porcos, da Próxima Companhia, com direção de Rafaela Carneiro e dramaturgia de Renato Mendes, inspirada no conto infantil “Os Três Porquinhos”. E no dia 15 de maio, às 17h, é a vez do Grupo de Artes Guanandi, que homenageia os sambistas Noel Rosa, Cartola e Adoniran Barbosa no espetáculo Revivendo os Poetas.

O infantil Os Tr3s Porcos une intervenção urbana com a linguagem do palhaço, tratando de forma lúdica e cômica – sem perder seu tom crítico e reflexivo – a especulação imobiliária e a questão da moradia, tão recorrente em grandes cidades.

A encenação parte de acrobacias, pirotecnia e elementos presentes no circo, assim como a estrutura dramatúrgica com expedientes épicos, cenários e figurinos alegóricos criando uma atmosfera para a aproximação e interação com o público.

Na história, três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.

A Próxima Companhia, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro,  foi fundada em 2011 a partir de encontro de cinco artistas, que têm em suas trajetórias o fazer teatral baseado em pesquisas, experimentações e treinamentos. O grupo reúne em seu repertório mais dois espetáculos (Reminiscor e Água), mas Os Tr3s Porcos é a primeira investida que une intervenção urbana com a linguagem do palhaço para a rua.

O Grupo de Artes Guanandi leva para a Praça do Sesc Santo Amaro um garçom, que no ambiente de mesas e cadeiras de um bar, narra a história de vida dos poetas, enquanto o grupo toca as músicas que marcaram as carreiras dos homenageados. Entre show e narrativa, o espetáculo Revivendo os Poetas traz à tona o sentimento nostálgico de artistas que hoje são ícones do mais popular ritmo brasileiro, o samba.

Formado por 10 integrantes, o grupo busca resgatar a tradição do samba na sua raiz, respeitando os arranjos, os instrumentos e as poesias que marcaram época.

De Cartola, o grupo executa as músicas Sala de recepção, Sim, As rosas não falam, O Mundo é um Moinho, Preciso me Encontrar e Qual Foi o Mal que eu te Fiz. De Noel, o Grupo Guanandi traz aquelas que estão na memória de muitos: Palpite Infeliz, Feitiço da Vila, Com Que Roupa, Filosofia e Último Desejo. Do compositor, cantor, humorista e ator brasileiro Adoniran Barbosa o público vai ouvir – e certamente cantar junto – No Morro da Casa Verde, Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro, Trem das Onze, Samba do Arnesto e Iracema.

SERVIÇO
Os TR3S PORCOS
Data: 14 de maio
Horário: Sábado, às 17h
SESC SANTO AMARO
Endereço: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro
Local: Convivência
Capacidade: 297
Duração: 60 min

REVIVENDO OS POETAS
Data: 15 de maio
Horário: Domingo, às 17h
SESC SANTO AMARO
Endereço: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro
Local: Praça
Capacidade: 300
Duração: 80 min

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 maio, 2016 16:09


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!