Sesc Santo Amaro apresenta Praga da Dança, do Coletivo Desvelo, nas ruas do bairro

Dia 11 de maio, às 15h, o Sesc Santo Amaro apresenta o espetáculo de dança Praga da Dança, no Calçadão da Rua Capitão Tiago Luz, grátis, com o Coletivo Desvelo.

Livremente inspirado no fenômeno homônimo ocorrido na França em meados do século XVI, Praga da Dança traz para as ruas da cidade a experiência de contaminação, de se exaurir para contaminar, a fim de instigar o público na ocupação dos espaços de circulação, fazendo surgir assim uma grande dança-celebração. A intervenção, efêmera, traz à cidade corpos presentes e atuantes, em uma disputa dos limites físicos e mentais, atingindo colapsos entre matéria e espírito.

Praga da Dança evoca reminiscências corporais. Uma lembrança da dança oculta de cada corpo embarcando em um transe enfermo e místico com intuito de atingir sua exaustão para uma contaminação direta entre espaço, público e artistas.

A Praga da Dança

A Praga da Dança, ou Epidemia de Dança foi um caso de dançomania ocorrido em Estrasburgo, na França em julho de 1518. Na ocasião, diversas pessoas dançaram sem descanso por dias a fio e, no período de aproximadamente um mês, a maioria veio a falecer em consequência de ataques cardíacos, derrames ou exaustão.

O fenômeno teve início quando uma mulher, Frau Troffea, começou a interpretar passos frenéticos de dança numa rua da cidade de Estrasburgo aparentemente sem qualquer motivo. O fenômeno continuou a manifestar-se em torno de quatro a seis dias e numa semana, outras trinta e quatro pessoas já integravam a dançomania, sendo que, passado um mês, havia aproximadamente 400 dançarinos nas ruas.

Documentos históricos, incluindo “observações médicas, sermões catedráticos, crônicas locais e regionais, e mesmo notas divulgadas pelo conselho municipal de Estrasburgo” esclarecem que as vítimas estavam a interpretar passos de dança e não apenas se contorciam de forma aleatória. O motivo de essas pessoas dançarem obstinadamente até o esgotamento de suas energias jamais foi identificado.

Inspirado por este evento, o Coletivo Desvelo, por meio das danças contemporâneas, navega pelas memórias das sensações a fim de dar continuidade à praga: a praga volta, a praga pega.

SERVIÇO
PRAGA DA DANÇA
Data: 11 de maio de 2016. Quarta, às 15h
SESC SANTO AMARO
Local: Calçadão da Rua Cap. Tiago Luz – Santo Amaro
Endereço: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Grátis
Telefone: (11) 5541-4000

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *