Espetáculo de dança Rubro-Almodóvar estreia em Porto Alegre

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 5 maio, 2016 14:07

Estreia em Porto Alegre neste mês Rubro-Almodóvar, espetáculo de dança que evoca a intensidade do universo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A montagem gaúcha assinada pela companhia KHAOS Cênica ficará em cartaz no Teatro Renascença dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio. A entrada é franca.

Com direção e concepção de Denisson Beretta Gargione e financiamento do FUMPROARTE, a atração recorre a dois aspectos recorrentes na obra de Almodóvar: a tragédia e o desejo. O elenco, formado pelos bailarinos Alice Sales, Saja Leges, Lauren Hartz, Juan Gabriel e Arthur Bonfanti e o próprio diretor,  busca evocar os personagens dos filmes do espanhol. Em cena, eles buscam, na intrincada urdidura dos enredos, resolver seus conflitos internos e externos, sempre amparados por uma boa dose de drama amenizada paradoxalmente pelo humor.

As coreografias são embebidas de influências latinas, flamencas e clássicas, com referências da dança de salão e da dança contemporânea, mesclando movimentos fortes e sensuais para compor o passional e o trágico. A escolha musical, composta originalmente para o trabalho por Rodrigo Ferreira, evoca a atmosfera dos longas-metragens de caráter ora passional e trágico, ora espirituoso com instrumentos de cordas e piano.

O vermelho, cor predominante da paleta de cores do cineasta, pontua também a cenografia e os figurinos do espetáculo. Assim, as peças assinadas por Paola Zanete têm a funcionalidade de potencializar o exagero e os movimentos dramáticos do enredo. Já o cenário prima por linhas simples e funcionalidades, sendo composto por um grande painel – o suporte para interação da vídeo-dança e das coreografias ao vivo em uma relação que busca mesclar paradigmas.

Os elementos audiovisuais também são de grande importância para a composição da montagem. Com vídeos construídos, em sua maioria, a partir de externas, com planos curtos em diferentes locações da capital, as cenas recorrem aos aspectos da urbanidade, que têm forte presença na filmografia do argumentista espanhol.

SERVIÇO
RUBRO-ALMODÓVAR
Datas: 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio
Horário: Sextas, sábados e domingos, às 20h
Teatro Renascença
Endereço:
Av. Érico Verissimo, 307 – Menino Deus – Porto Alegre/RS
ENTRADA FRANCA
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 5 maio, 2016 14:07


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!