Oficina Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia

O Sesc Ipiranga recebe inscrições para a oficina teórica e prática Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia, que será ministrada por Brunno Almeida Maia, pelo chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), e pela escritora Anita Deak. Os encontros ocorrem entre 12 de abril e 30 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Gratuita, a atividade integra o calendário de programação do Projeto #ForadaModa, que propõe uma exposição em construção, e contempla literatura, teatro e ações formativas, com a participação de estilistas como  Fause Haten, Fernanda Yamamoto e Karlla Girotto. “Assimetrias do Tempo” aborda os conceitos de construção e a desconstrução no trabalho de estilistas como Martin Margiela, Dries Van Noten, Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, entrelaçando-os com obras de escritores do século XX para a montagem final de uma coleção de acessórios de cabeça.

A oficina é divida em três módulos – “Filosofia de Moda e História do Pensamento”, “Desenvolvimento de Acessórios: desconstrução, assimetria e conceito” e “Escrita Criativa: a construção e a desconstrução da narrativa por meio de recursos literários” – e nasce da necessidade em se investigar e pesquisar, por meio de um curso interdisciplinar, em como se desenvolve a relação do artista e criador com a história durante o processo criativo.

O objetivo de “Assimetrias do Tempo” é tencionar a questão: “Qual é a chave de leitura do artista-criador para conceber uma obra, a partir de um arcabouço conceitual e imagético herdado pela ‘tradição’ histórica?”.

A criação, especificamente a da Moda, em seu estágio atual, funciona como repetição justamente por olhar para o passado como potência literária e imagética a serviço da inspiração; como diferença, por seu turno, ao ser “filho de seu tempo” o criador transmuta os valores das épocas anteriores, para responder – ou indagar – a época presente. Daí a importância de se apurar o olhar histórico”, afirma o coordenador e um dos ministrantes da atividade, o pesquisador Brunno Almeida Maia, que desenvolve há cerca de quatro anos pesquisas sobre a relação entre Literatura e Moda, a partir do ponto de vista da Filosofia.

Num segundo momento, no Módulo II, “Desenvolvimento de Acessórios: desconstrução, assimetria e conceito”, o estudante exercitará a capacidade em interpretar as noções apreendidas no Módulo I; com conteúdo tomando forma e possibilitando o aprendizado de técnicas de chapelaria para a criação do trabalho final, uma coleção de acessórios de cabeça.

O Módulo III – “Escrita Criativa: a construção e a desconstrução da narrativa por meio de recursos literários” – situa-se no aprendizado de técnicas da escrita criativa para a elaboração, redação e apuração do estilo na escrita de contos – que serão produzidos pelos estudantes – tendo como tema a relação da moda e da literatura, das roupas e das palavras, e, principalmente, dos conceitos apreendidos nos dois primeiros módulos.

SERVIÇO
Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia
Data: 12 de abril a 30 de junho (terças e quintas-feiras)
Horário: das 18h30 às 21h30.
Local: Sesc Ipiranga – São Paulo/ SP
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3340-2000.
Ministrantes: Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo); Eduardo Laurino (FASM- Faculdade Santa Marcelina) e Anita Deak
Atividade Gratuita
Inscrição: Com documento pessoal, a partir de 29/3, na Central de Atendimento da unidade SESC Ipiranga
15 vagas
Classificação: a partir de 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *