“Elogio da Paixão”, de Marcelo Pedreira no Centro Cultural Correios

O espetáculo musical Elogio da Paixão estreou dia 14 de abril, no Centro Cultural Correios. Com texto e direção de Marcelo Pedreira, a montagem, protagonizada por Adriano Garib, André Arteche e Marina Palha, celebra a beleza de uma filosofia da qual o poeta Vinícius de Moraes foi nosso representante mais icônico: a da vida vivida com o máximo de intensidade e paixão.

Com direção musical de Felipe Habib, “Elogio da Paixão” estabelece um inédito casamento entre a obra do compositor carioca Vinícius de Moraes e a filosofia de Nietzsche, destacando como ambos trabalharam com a afirmação da vida em toda a sua potência, e com a apologia da música popular como expressão maior da alegria de viver.

No roteiro do espetáculo, 11 músicas de Vinícius de Moraes e do maestro Tom Jobim que, em canções imortais, falam do amor e das belezas do Rio de Janeiro, interpretadas ao vivo pelos atores. A montagem, no entanto, se diferencia bastante dos musicais tradicionais ao deslocar a ênfase para a dramaturgia.

Na trama, um ator de 60 anos, Charles (Adriano Garib) contrata um escritor de 29 anos, Daniel (André Arteche), para escrever aquele que seria seu último espetáculo, uma peça de teatro que faça uma apologia à paixão.

Charles é um personagem irreverente, intenso, que se casou nove vezes, movido por irresistíveis paixões. Ator de carreira bem sucedida no teatro, encontra-se com a saúde debilitada, devido aos anos de excessos, e com dificuldade de conseguir trabalho. Daniel é um jovem e promissor dramaturgo obcecado pelo filósofo alemão Schopenhauer, típico intelectual que não acredita no amor, nem nos códigos românticos que norteiam a vida de Charles.

Os encontros de trabalho acabam se tornando embates insolúveis entre a natureza poética de Charles e o racionalismo pessimista de Daniel. Dois pontos de virada, no entanto, acabam interferindo na dinâmica desse embate sem saída e desviando a trama para caminhos inusitados.

O primeiro é a entrada em cena da filha de Charles, Fabiana (Marina Palha). Daniel se encanta irremediavelmente pela mulher, que cuida do pai com extrema dedicação. O segundo ponto de virada é a proposta de trabalho que Daniel faz a Charles: a de que o argumento da peça por escrever seja exatamente a reprodução da situação que os dois vivenciam diariamente. Ou seja: um escritor racional é contratado para escrever uma peça sobre paixão para um ator veterano absolutamente passional.

SERVIÇO
Espetáculo “Elogio da Paixão”
Texto e Direção: Marcelo Pedreira
Elenco: Adriano Garib, André Arteche e Marina Palha
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
Temporada: 14 de abril a 5 de junho | de 5af a domingo
Horário: 19h
Preços: R$ 20,00 (inteira – R$ 10,00 (meia)
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
Classificação etária: 12 anos
Duração do Espetáculo: 110 minutos
Lotação do Teatro: 200 pessoas
Horário da bilheteria: De terça à domingo, das 15h às 19h.
Patrocínio: Correios

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *