São José dos Campos exibe longa “Vocês, os vivos” do diretor Roy Andersson

Dia 4, quarta às 19h30, o Sesc em São José dos Campos exibe o filme “Vocês, os vivos”, do diretor Roy Andersson.

O longa faz uma abordagem sobre o ser humano, suas conquistas e misérias, alegrias e sofrimentos, autoconfiança e ansiedade por meio de personagens que trazem em comum um aspecto solitário, mesmo quando estão cercados por outras pessoas.

Voces_os_vivos_Alambique_Filmes_2016-01-24-17-21-40

Uma trágica comédia ou uma cômica tragédia sobre nós mesmos reproduzidos em assuntos corriqueiros como o barulho do trem, o homem que acaba de acordar, os aviões que sobrevoam a cidade observados pelas personagens e talvez destinados ao bombardeio.

Após a exibição haverá bate-papo com Rafael Amaral, cinéfilo e jornalista autor do blog Palavras de Cinema. Na conversa, Rafael discute a obra e a trajetória de Roy Andersson no audiovisual, além dos aspectos estéticos e históricos de seus filmes.

Sobre Roy Andersson

Roy Andersson é um cineasta sueco nascido no início da década de 1940. Estreou seu primeiro longa-metragem, Uma história de amor sueca, em 1970, que descreve a relação amorosa entre dois adolescentes.

O ato de estima inicial, premiado no 20º Festival Internacional de Berlim. Cinco anos mais tarde, lançou o filme Giliap, sobre um garçom que aceita trabalhar em um hotel decrépito. Mal recebido pela crítica. Em 1981, em Estocolmo, decidiu fundar a produtora de filmes, publicidade e livros Studio 24, ativa até os dias atuais e grande financiadora de seus trabalhos.

Em 1996, debruçou-se sobre o roteiro, a direção e a produção da primeira obra da chamada Trilogia do Ser Humano, Canções do segundo andar, lançada em 2000. 25 anos se passaram e com esse filme veio sua propulsão para o cenário cinematográfico internacional com a difusão de uma estética peculiar, poética, burlesca, de ambientes frios e obscuros mergulhados na crítica do modo de vida moderno.

Prêmio do júri do Festival de Cannes de 2000. Em 2007, realizou a segunda obra da trilogia, Vocês, os vivos. Diversos reconhecimentos, destaque para premiação na seleção Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Por fim, em 2014, lançou a última obra da trilogia, Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência. Leão de Ouro na 71ª Mostra de Veneza.

Hoje é considerado um dos melhores diretores europeus, reconhecido por utilizar em suas obras uma estética bastante peculiar, poética e burlesca ao retratar ambientes frios e obscuros mergulhados na crítica do modo de vida atual.

A exibição, gratuita, acontece no Auditório do Sesc. 126 lugares. Retirada de convites com 1h de antecedência. Recomendação etária 16 anos. O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

SERVIÇO

Vocês, os vivos
Dir. Roy Andersson | Suécia, Noruega, França, Alemanha, Dinamarca, Japão | 2007 | Comédia dramática, Musical | 94 min. | DVD
Dia 5, quarta, às 19h30.
Auditório.
Grátis.
Retirada de convites com 1h de antecedência.
Recomendação etária 16 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *